Análise da competitividade brasileira segundo o modelo do diamante de michael porter

Páginas: 6 (1435 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2012
Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.
Curso de Relações Internacionais
Disciplina: Análise de mercados
Professora: Walter Barbieri Junior
Ano/Sem.: 2012/2
Turno: Noturno
Acadêmico: Guilherme Schmalz Rothbarth

ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE BRASILEIRA SEGUNDO O MODELO DO DIAMANTE DE MICHAEL PORTER

Balneário Camboriú (SC), Outubro de 2012


INTRODUÇÃO

O Brasil nosúltimos anos estava em uma posição de destaque na economia mundial, com grandes perspectivas de crescimento e oportunidades. Não somente o Brasil, como China, Índia, Rússia e África do Sul. Porém nos últimos anos o Brasil veio perdendo força frente às outras economias emergentes, fator causado por vários motivos entre eles à diminuição do investimento que caiu 2,7% de 2011 para 2012 e um crescimentotímido do PIB. Mostrando-nos que o Brasil está indo pelo caminho errado. Assim, neste trabalho irei analisar a Economia brasileira a partir do modelo diamante de Michael Porter e apontar nossas vantagens e desvantagens no mercado internacional.

1. DA ECONOMIA BRASILEIRA

Se as previsões para 2012 se confirmarem, o Brasil conseguirá chegar à marca de crescimento de 45% nos últimos dez anos. Ouseja, uma taxa de crescimento igual da economia mundial no mesmo período. Nem mais nem menos. Será mais do que as economias desenvolvidas e menos do que outros países emergente como a China que nos últimos dez anos terá crescido nada menos que 160%. Sim, obviamente o Brasil não é a China, porém felizmente após duas décadas perdidas rompemos com o ciclo de estagnação que marcou nossa economia pormuito tempo.
Porém esse crescimento se deu principalmente por causa de fatores externos, como, forte aumento nos preços das commodities, taxas de juros excepcionalmente baixas e uma elevação exponencial da liquidez. Que equivale a dizer que nosso crescimento se deveu muito às circunstâncias internacionais sobre as quais não temos nenhum controle - esses fenômenos que não temos como prever oucontrolar são chamados de Acaso por Michael Porter e se junta ao modelo diamante como uma variável como demonstra a figura na próxima página.

A economia brasileira atualmente sofre com inúmeros problemas de infraestrutura, altas cargas tributárias e falta de mão de obra qualificada, que afetam nossa competitividade assim o Brasil somente ocupa a 48º posição do ranking de competitividade do FórumEconômico Mundial. A falta de estímulo à inovação e o grande problema da corrupção causam consequências para a educação do Estado como para sua economia.
Apesar disso o Brasil possui um enorme mercado consumidor e grandes reservas de commodities que são chamadas de condições de fatores, as quais irei analisar agora.

2. CONDIÇÕES DE FATORES

Segundo Porter (1989), a existência de fatoresde produção em abundância num país não, necessariamente, confere competitividade a indústria que se beneficia deles. Para que haja competitividade num dado setor, o país deve criar os mais importantes fatores que estão alicerçados no emprego intensivo de capital intelectual e no desenvolvimento de produtos e serviços de altas tecnologia, como também se manter atendo ao estoque de fatores que émenos importante do que o ritmo em que eles são criados, aperfeiçoados e se tornam mais especializados para certas indústrias. Em alguns momentos uma abundancia de fatores pode enfraquecer a vantagem competitiva.
Como exemplo do que foi dito temos o Japão, que é um país de área territorial pequena e insular, desprovido de matérias primas e insumos energéticos essenciais ao seu desenvolvimentoeconômico, mas que possui o terceiro maior PIB mundial.
No caso do Brasil, ele possui grandes fontes de energia, commodities, mão-de-obra abundante, porém, como já foi dito, faltam os pilares que estão alicerçados a produtividade de um o país que é a mão-de-obra qualifica, recursos de capital e infraestrutura. Para tentar resolver esses problemas e alavancar a economia o Estado brasileiro possui o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo diamante de michael porter
  • O modelo de Diamante de Porter
  • Análise crítica
  • Estratégia competitiva segundo michael porter
  • analise de michael porter e analise de swot
  • O modelo das cinco forças de Michael Porter
  • O modelo das cinco forças de michael porter
  • Modelo de porter e análise swot

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!