Análise da aplicação de ferramenta da qualidade na empresa de transporte urbano são miguel da cidade de ilhéus
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (DCET)
COLEGIADO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS (COLEPS)
DANIEL FIGUEROA
DEREK SILVA
JENNIFER PENNA
LAIZ CARDOSO
TÁRSILA ARAÚJO
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE FERRAMENTA DA QUALIDADE NA EMPRESA DE TRANSPORTE URBANO SÃO MIGUEL DA CIDADE DE ILHÉUS
ILHÉUS – BAHIA2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (DCET)
COLEGIADO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS (COLEPS)
DANIEL FIGUEROA
DEREK SILVA
JENNIFER PENNA
LAIZ CARDOSO
TÁRSILA ARAÚJO
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE FERRAMENTA DA QUALIDADE NA EMPRESA DE TRANSPORTE URBANO SÃO MIGUEL DA CIDADE DE ILHÉUSRelatório de trabalho de equipe referente à Análise da Aplicação de Ferramentas da Qualidade na Empresa de Transporte Urbano São Miguel da cidade de Ilhéus. Avaliação referente à disciplina Gestão da Qualidade, ministrada pela professora Msc. Aline Patrícia Mano.
Relatório de trabalho de equipe referente à Análise da Aplicação de Ferramentas da Qualidade na Empresa de Transporte Urbano São Miguel dacidade de Ilhéus. Avaliação referente à disciplina Gestão da Qualidade, ministrada pela professora Msc. Aline Patrícia Mano.
ILHÉUS – BAHIA
2012
1 INTRODUÇÃO
A competitividade, característica marcante da economia de mercado, tem obrigado as organizações a planejar criteriosamente fatores como custos, produção, vendas, relações externas, processos, produtos, etc. É fundamental buscar e reterclientes, atendendo às suas necessidades. Essas necessidades podem seguir critérios de preços, de níveis de serviço pós-venda, de marca, entre outros. Neste sentido, não seria possível excluir o conceito de Qualidade. Segundo TOLEDO (2007):
“A gestão da qualidade total está associada a um estágio de incorporação da qualidade no âmbito estratégico das organizações, e representa uma visão de comogerenciar globalmente os negócios com uma orientação voltada para a satisfação total do cliente.”
Em seu artigo sobre os conceitos de qualidade, Toledo salienta o fato de existir uma busca incessante das empresas pela qualidade, ainda que, de modo geral, este termo seja utilizado com subjetividade e genericamente. Pela definição do dicionário Holanda (1980, apud TOLEDO), qualidade é a“propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas capaz de distingui-las das outras e de lhes determinar a natureza". O autor destaca nesta citação o fato de a qualidade ser capaz atribuir distinção às coisas ou pessoas.
Em outro estudo, Toledo aponta os cinco principais autores que formalizaram conceitos diferentes para Gestão da Qualidade. Uma diferença entre estes conceitos, por exemplo, é quealguns dos autores focam nas atividades da linha de produção e no controle do processo, enquanto outros focalizam mais as atitudes organizacionais e administrativas.
Para orientar a aplicação de ações que melhorem o desempenho das organizações, existem algumas metodologias quanto à orientação (melhoria da qualidade de processos / melhoria da qualidade de produtos), desdobradas em metodologiasestatísticas e metodologias organizacionais, classificadas por TOLEDO (2007).
Este estudo convergirá para as sete ferramentas da Administração para a Qualidade, classificadas como metodologias organizacionais orientadas para a melhoria da qualidade de processos. Elas são: diagrama de relações, diagrama de afinidades, diagrama em árvore, matriz de priorização, matriz de relações, diagrama PDPC ediagrama de atividades. A principal vantagem da aplicação destas ferramentas é a possibilidade de estruturar, analisar e identificar inter-relações de dados não numéricos, pertinentes a situações práticas (TOLEDO, 2007).
A ISO (International Standard Organization) é uma organização internacional, fundada em 1947, normatizadora de atividades técnicas com normas que cobrem as mais diversas...
Por favor, assinar para o acesso.