Análise da adoção da Norma para a qualidade ISO 9001:com base no estudo do ciclo PDCA.

Páginas: 7 (1685 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2014
AVM Faculdade Integrada
MBA Gestão da Qualidade
ALESSANDRA CORVELONI DA COSTA







Análise da adoção da Norma para a qualidade ISO 9001:com base no estudo do ciclo PDCA.










Mundo Novo 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------------------------------03
2. DESENVOLVIMENTO-------------------------------------------------------------------------------------------------03
3. APRECIAÇÃO CRITICA---------------------------------------------------------------------------------------------04
4. CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------------------------------------05
5. REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS--------------------------------------------------------------------------------05
6. Anexo -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------06















1. INTRODUÇÃO
Existem vários caminhos condutores à qualidade. Um dos caminhos mais utilizados é o das normas criadas pela International Organization for Standardization (ISO) como instrumento voltado para oalcance e manutenção da qualidade.

A ISO surgiu na Europa e ganhou importância no cenário de competição mundial ao estabelecer a normalização de serviços e produtos baseada em um único padrão, que fosse implantado e reconhecido por inúmeros países. A divulgação das normas ISO ocorreu com muita rapidez pelo mundo inteiro e, no Brasil, manifestou-se com maior intensidade nos anos 90, quando o Governocriou o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (MARANHÃO,2006).

O objetivo da ISO é estabelecer as normas técnicas essenciais de âmbito internacional, seja para consolidar uma nova tecnologia, abrindo acesso a todos, especialmente aos países mais pobres, seja para evitar abusos econômicos ou tecnológicos dos países mais desenvolvidos sobre os países menos desenvolvidos.

Aimplantação de um sistema de qualidade, além do investimento, requer o comprometimento de todos os níveis hierárquicos da entidade, cabendo à diretoria fornecer subsídios e apoio suficientes para que a empresa, como um todo, faça parte do processo de melhoria contínua, focando a eficácia e eficiência de todos os processos que envolvem a prestação de serviços (DEMING, 1990).

Os empreendimentos, paraserem eficientes e alcançarem melhores resultados, precisam adotar sistemas de gestão da qualidade. Com o mercado cada vez mais competitivo, a busca por um diferencial é essencial para as corporações nas pequenas e grandes empresas. A gestão da qualidade consiste em um modo de organização das empresas com a finalidade de garantir produtos e/ou serviços que proporcionem a satisfação dos clientes ecolaboradores, ou seja, de todas as pessoas envolvidas no processo.

A gestão de um empreendimento deve considerar todos os aspectos elencados e isso exige um controle sobre a execução das tarefas, obedecendo a um padrão de qualidade aceito entre as partes. Implantar controles e executá-los requer empenho e envolvimento de toda a organização sendo necessárias mudanças, estas devem ter respaldoem estudo de todas as variáveis que compõem o objeto da mudança (MALUCHE, 2000).

2. DESENVOLVIMENTO
2.1 O Ciclo PLAN, DO, CHECK e ACTION (PDCA).

A International Organization for Standardization (ISO) tem por tradução Organização Internacional para Normatização. Fundada em 1947, na cidade de Genebra, é uma organização não governamental com a função de promover a normatização de produtos eserviços. Segundo Maranhão (2006, p. 29):

Com o intuito de melhor organizar os processos existentes dentro de uma organização, buscando o controle e a possibilidade de avaliar o desempenho de cada plano de ação, algumas empresas estão procurando o aperfeiçoamento na gestão da qualidade com a implantação da Norma ISO 9001. Conforme Mello et al (2002, p. 52): “A Norma ISO 9001:2000 destaca a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qualidade com base na iso 9001
  • Análise da Certificação da Empresa Tratter
  • Sistemas de gestão da qualidade (sgq) e a norma iso 9001
  • Análise dos critérios de avaliação da norma iso 9001 e do pnq
  • ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PRÊMIO DA QUALIDADE E ISO 9001
  • Iso 9000 e a norma iso 9001
  • NORMAS ISO 9001 E 1401
  • iso 9001 ´´normas``

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!