Análise Critica sobre Serviço Social

Páginas: 25 (6027 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2013



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL









analise criticasobre o serviço social nas ultimas décadas











Feira de Santana-BA
2013
1













analise criticasobre o serviço social nas ultimas décadas


,

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinasPsicologia Geral, Antropologia,FHTM do Serviço Social I e Formação Social Politica e Econômica .

..






Feira de Santana - BA
2013
SUMÁRIO

1. Introdução 04
2. A aproximação do Serviço Social com a teoria social 05
3. Breves apontamentos: a influência de Marx, Lênin e Lukács no serviço Social contemporâneo 15
4. Considerações Finais 18
5. Referências 19INTRODUÇÃO

O Serviço social nas ultimas três décadas iniciou a interlocução teórica, mais cuidadosa, com o pensamento social oriundo da teoria social crítica. A incidência de autores como Marx, Gramsci, Lukács, Hobsbawm, Heller, Lênin começou a ser frequente na área.
Na atualidade o Serviço Social recorre freqüentemente a tais autores paracompreender o significado social da profissão; analisar a sociedade de classes sociais antagônicas; investigar o capital monopolista e sua consolidação no século XX; debater a “questão social” e situá-la como principal categoria social na matriz curricular dos cursos de graduação; entendera particularidade da profissão na divisão social e técnica do trabalho; compreender as dimensõesético-políticas que envolvem a profissão; investigar as relações sociais tendo como fundamento a centralidade do trabalho; compreender o caráter contraditório das políticas sociais.
A aproximação do Serviço Social com a teoria social crítica não foi um epifenômeno, ou uma aproximação casual, foi resultado de avanços acumulados pela profissão em sua trajetória política, ocupacional e teórica na sociedadebrasileira. Os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social têm como maior preocupação compreender a produção e reprodução da vida social da sociedade burguesa, principal inquietação de estudo dos referidos autores dessa tradição.











A APROXIMAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COM A TEORIA SOCIAL

O Serviço Social como profissão inserida na divisão social do trabalho temalgumas singularidades no seu “fazer profissional”.
Uma das mais destacadas é a execução de políticas públicas no enfretamento das expressões da “questão social”. No âmbito científico, o Serviço Social é classificado como ciência social aplicada e sua emersão como profissão se deu na idade do capital monopolista, momento de organização do Estado e das legislações sociais segundo os princípios deregulação social liberal e consolidação das “ciências particulares” no âmbito acadêmico.
No início do século XX, para assegurar os mecanismos tencionados pela ordem monopólica, o Estado é reivindicado como mecanismo de intervenção extra-econômica, cuja função é assegurar os grandes lucros dos monopólios e desempenhar funções econômicas como investimentos em setores menos rentáveis e em empresascom dificuldade de crescimento ou em crise; entregar aos monopólios os complexos construídos com fundos públicos além de outros fatores que os fortalecem em detrimento dos custeios do Estado. O Estado passa a ter como principal objetivo garantir as condições necessárias à acumulação e valorização do capital monopolista. (LÊNIN, 1991; NETTO, 1996a).
Em relação às contradições sociais oriundas doconflito de classes, o Estado se responsabiliza por controlar e manter a força de trabalho e por suportar certo nível de organização de luta classista.
Parafraseando José Paulo Netto (1996 a, p. 25), o capital monopolista, pelas suas dinâmicas e contradições, cria condições tais que o Estado por ele capturado, ao buscar legitimação política por meio do jogo democrático, é permeável a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uma Analise critica sobre o serviço social nas ultimas decadas
  • ANALISE CRÍTICA SOBRE O SERVIÇO SOCIAL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS
  • Analise critica a cerca da origem do serviço social
  • Resenha crítica sobre a instrumentalidade do serviço social.
  • Resenha critica sobre a trajetoria do serviço social no brasil
  • analise critica caso grupo serviço social
  • ANALISE CRÍTICA SOBRE AS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS NA PREVIDÊNCIA SOCIAL
  • ANALISE CRÍTICA SOBRE O FAZER PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE PREVIDÊNCIA SOCIAL.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!