Análise crítica

Páginas: 4 (977 palavras) Publicado: 18 de junho de 2014
Para começar, veja a charge abaixo (1) e em seguida leia o texto jornalístico escrito por Marcos Troyjo para a Folha de São Paulo (2):

1)CHARGE:

ce

2) TEXTO:

19/09/2012 - 03h30Tendências/Debates: A volta do Estado-nação

MARCOS TROYJO

Os críticos da globalização devem estar contentes.

Escalada internacional do protecionismo comercial. Descaminhos da Primavera Árabe -cruelmente exemplificados pelo recente assassinato do embaixador dos EUA na Líbia. Desalento com a recuperação da economia mundial. Fenômenos a apontar que a globalização perde terreno. Há vários vetoresdesglobalizantes em operação.

Globalização é conceito maior do que contínuos avanços tecnológicos nos transportes e nas comunicações. Nós a identificamos como comércio e investimento internacionaiscrescentes. Melhor coordenação macroeconômica. Circulação mais livre de bens, capitais e pessoas. Formas comuns de ver e sentir o mundo. Todas essas frentes estão em xeque.

Está em xeque sobretudo aglobalização dos valores, aquela ideia dos anos 1990 de que democracia representativa e economia de mercado eram os melhores parâmetros para a organização da sociedade.

Num curto-circuitohistórico de duas décadas, vemos como o mundo mudou. Em 1992, o cenário global parametrizava-se pelos seguintes pressupostos:

1) A extinção da União Soviética e o subsequente ¨fim da história¨, concebidopor Francis Fukuyama, levariam a uma era de conjunção entre democracia e livre mercado;

2) Acabada de vez a Guerra Fria, os EUA eram alçados à condição de ¨hiperpotência¨;

3) A ascensão econômicada Ásia tinha o Japão à frente;

4) O mundo se reorientava em torno de blocos econômicos regionais, sendo a integração europeia o caso paradigmático.

Ora, em 2012, estes parâmetros se alterarampara um cenário em que observamos:

1) Conflitos e tensões ¨multiplataformas¨ (terrorismo, crítica intra-Ocidente à ordem liberal, ciber-vandalismo). Em vez do ¨fim da história¨, a emergência de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise crítica
  • Analise critica
  • Analise critica
  • Análise Critica
  • analise critica
  • análise critica
  • Analise critica
  • analise critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!