Análise crítica: um olhar crítico acerca dos temas propostos

Páginas: 7 (1510 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
ANÁLISE CRÍTICA:
UM OLHAR CRÍTICO ACERCA DOS TEMAS PROPOSTOS

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina portfólio individual.

Orientadores: Prof. Daniela Sikorski, Paulo Sérgio Aragão, Sergio Goes Barboza e Giane Albiazzetti.

1 INTRODUÇÃO
Trabalho apresentando abordando questões de ciênciaspoliticas, ciências sociais e assistencialismo social, dentre outras formas a se saber. Mostrando também, uma resenha critica do texto disponibilizado como material complementar (A produção do conhecimento sobre a pobreza e temas afins no Brasil: uma análise teórica) e observações das charges propostas, bem como comentários e pontos de vistas característicos das mesmas imagens.

2 ANÁLISE DECHARGES

Todos sabemos dos graves problemas econômicos vivenciados pelo nosso povo, agravado pelo desemprego ou subemprego com baixíssimas rendas, onde o combate à fome ganha contornos de prioridade de política de Estado e, se assim ocorre, é porque, lamentavelmente, há muita gente passando fome em nosso país.
Há fatores que prejudicam a criança colocando-a em situação de risco. Maus-tratos,violência, violência sexual, uso de drogas, a completa desestrutura da família são aspectos levantados por autores e importantes para análise. Estudos históricos mostram que há um período que marca a ida da criança e do adolescente para as ruas. Trata-se do momento em que esses podem tornar-se mão-de-obra e, mais tarde, produto comerciável.
A criança passa a viver nas ruas em busca do própriosustento, nem que para isso tenha que vender seu corpo. As famílias não seguem uma estrutura pai-mãe-filhos. Normalmente é uma mãe com filhos de vários pais, sem os valores e as condições necessários à educação modelo. O que podemos observar é que essas crianças têm inclusive o acompanhamento do pai, porém vivem cercados pelos perigos da rua, principalmente, por ser à noite. No dia seguinte, nãoconseguem ter desempenho satisfatório em aula e isso é uma agravante do problema.
Paulo Freire, educador preocupado com os oprimidos participou de encontros com educadores de rua, estudando as possíveis formas de tirar essas crianças da rua, de tirá-las da condição de marginalizadas. Ele reconhece a dignidade do educando, mesmo àquele que se encontra nas ruas. Freire acha que a educação não deveficar presa aos muros escolares, mas deve ultrapassar os limites da escola e ir ao encontro do educando onde quer que ele esteja.


O nepotismo é a prática de favorecimento de parentes, ‘afilhados’, ou o emprego destes, sem concurso, em cargos públicos. Uma definição mais adequada de nepotismo é a ‘preferência excessiva por um parente’ quando deveria prevalecer uma competição justa e clara”.Desde a colonização do Brasil, iniciada no ano de 1500, observa-se que o fenômeno do nepotismo está presente em todos os níveis da administração pública nacional, no Judiciário, inclusive.
Nesta época de crise no Brasil, muito vem sendo discutido sobre o nepotismo político, a sociedade condena esses políticos que nomeiam parentes para cargos públicos. Na imagem podemos observar a situação de misériaem que muitas famílias vivem, mostrando a realidade vivenciada por elas devido a essas praticas de nepotismo que muitos políticos utilizam, um descaso com famílias que necessitam de apoio.


“Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, aliberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.”
Em tese, o que acabo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise critica do tema família
  • ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO E LETRAMENTO CRÍTICO
  • Analise o caso abaixo e efetive o tema proposto para o trabalho
  • Analise Critica Do Tema Principal Do Filme
  • TEMA PROPOSTO
  • ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MÉTODO DO CAMINHO CRÍTICO E CORRENTE CRÍTICA
  • CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TEMA EPISTEMOLOGIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO ESPORTE
  • Um olhar critico sobre a tecnologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!