Análise crítica sobre a Filosofia

Páginas: 18 (4430 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem por objetivo conhecer á fundo a Filosofia. Apontaremos definições sobre a mesma, suas primeiras escolas filosóficas, os primeiros filósofos, suas características, a questão da Filosofia no Brasil e muitos outros assuntos relacionados á própria. Iremos apresentar o trabalho de forma crítica e espontânea sobre a questão da greve na Bahia e da educação no Brasil,além de darmos as nossas opiniões.






































1º Elabore uma análise crítica sobre os seguintes tópicos:

a) Cite definições de filosofia. Justifique suas respostas.
É a ciência, conhecimento das coisas pelas causas, pelas razões: a saber, como ciência, nos diz que a coisa conhecida não só é assim como nos aparece, mas tem de sernecessariamente assim.
A filosofia é a ciência pelas causas primeiras, para resolver o problema da vida.
É também o ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas.
Esta afirmação se consolida quando vemos a tentativa de todos os Filósofos em conceituar aFilosofia, partindo daí para criar os seus próprios conceitos filosóficos, bem como sua visão de mundo.

b) Existe um objeto único da filosofia? Justifique sua resposta.
O objeto da filosofia é tudo. O ato de pensar, de agir, a ciência, sabedoria, idéias etc.

c) Quais foram as primeiras escolas filosóficas? Quem foram os seus primeiros expoentes? O que eles estudavam? Elabore uma síntese.Existiram duas escolas literárias no período medieval. Primeiro foi a Patrisitica, ou os padres da Igreja que foi a primeira fase do período medieval onde os cristãos estavam fundamentando a sua fé contra o pensamento pagão. Nessa fase se encontra Santo Antão, Santo Ambrósio, Tertuliano entre outros. E a Escolástica (ou Escolasticismo) é uma linha dentro da filosofia medieval, de acentos notadamentecristãos, surgida da necessidade de responder às exigências da fé, ensinada pela Igreja, considerada então como a guardiã dos valores espirituais e morais de toda a Cristandade. Por assim dizer, responsável pela unidade de toda a Europa, que comungava da mesma fé. Esta linha vai do começo do século IX até ao fim do século XVI, ou seja, até ao fim da Idade Média. Este pensamento cristão deve o seu nomeàs artes ensinadas na altura pelos escolásticos nas escolas medievais. Estas artes podiam ser divididas em trivio (gramática, retórica e dialética) ou quadrívio (aritmética, geometria, astronomia e música). A escolástica resulta essencialmente do aprofundar da dialética. A Filosofia que até então possuía traços marcadamente clássicos e helenísticos sofreu influências da cultura judaica e cristã, apartir do século V, quando pensadores cristãos perceberam a necessidade de aprofundar uma fé que estava amadurecendo, em uma tentativa de harmonizá-la com as exigências do pensamento filosófico. Alguns temas que antes não faziam parte do universo do pensamento grego, tais como: Providência e Revelação Divina e Criação a partir do nada passaram a fazer parte de temáticas filosóficas. A Escolásticapossui uma constante de natureza neoplatônica, que conciliava elementos da filosofia de Platão com valores de ordem espiritual, reinterpretadas pelo Ocidente cristão. E mesmo quando Tomás de Aquino introduz elementos da filosofia de Aristóteles no pensamento escolástico, esta constante neoplatônica ainda é presente. Basicamente, a questão chave que vai atravessar todo o pensamento escolástico é aharmonização de duas esferas: a fé e a razão. O pensamento de Agostinho, mais conservador, defende uma subordinação maior da razão em relação à fé, por crer que esta venha restaurar a condição decaída da razão humana. Enquanto que a linha de Tomás de Aquino defende uma certa autonomia da razão na obtenção de respostas, por força da inovação do aristotelismo, apesar de em nenhum momento negar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia-Analise critica a si mesmo.
  • Analíse Crítica da Filosofia Brasileira
  • Analise critica introdução a filosofia
  • ANÃLISE CRÍTICA SOBRE A NIKE
  • analise critica sobre Meksenas
  • Analise critica sobre Conatrutivismo
  • Analise Critica sobre Bioetica
  • ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O SUS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!