Análise crítica-filosófica das características do docente competente no ensino superior.

Páginas: 13 (3171 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2010
ANÁLISE CRÍTICA-FILOSÓFICA DAS CARACTERÍSTICAS DO DOCENTE COMPETENTE NO ENSINO SUPERIOR.

Betânia da Costa Leite[1]
Orientador: Msc. Augusto César Feitosa[2]

RESUMO

Existem vivências que a prática profissional docente alerta da necessidade de mais capacitação. Mas, não é somente uma capacitação focada nas habilidades técnicas, estas são importantes, mas não é tudo. Além da técnica aprática pedagógica reivindica o comprometimento com o social porque a neutralidade científica é nocauteada pelo fato de que quem faz ciência é o homem, e este está no mundo, viver no mundo é viver com o outro, e isto não é possível sem envolvimento, sem posição. Então, o docente que faz ensino de boa qualidade é técnico e comprometido com o bem comum e, por isso, ético, e executa a sua prática comalegria e sensibilidade de saber fazer bem. Esta é, portanto, a via que este artigo procurou fazer na análise crítica-filosófica das características do docente competente no ensino superior.

PALAVRAS – CHAVES: Educação – Docência - Competências -

INTRODUÇÃO

A proposta deste artigo nasceu da inquietação provocada pela observação de situações – problemas que a prática pedagógica nos remetediariamente. São situações que colocam em xeque a qualidade do exercício profissional e o resultado da própria práxis. Varias são as situações que causam espanto e cobram uma reflexão sobre os por quês de ocorrerem, quais os fatos geradores, qual o papel do educador neste contexto, como pode colaborar nos pontos de conflitos, quais os indicadores avaliativos e indicativos para o exercício dadocência de boa qualidade etc.

O assunto é complexo e demanda mais estudos, porém, há uma necessidade de fomentar o debate e mantê-lo atualizado nos inúmeros enfoques que vem sendo objeto. Portanto, a pretensão deste artigo é o de jogar sementes em terrenos férteis para crescer a análise crítica-filosófica das características do docente competente no ensino superior.

A base teórica, apesar depequena, é de uma grandeza, neste assunto, que tem provocado emoção e entusiasmo cada vez que os olhos percorrer suas páginas: inicia-se com a lógica impecável de Terezinha Rios, passa pela objetividade e clareza de Antônio Joaquim Severino e transborda com a sensibilidade contagiante de Paulo Freire.

A metodologia aplicada foi a de uma pesquisa teórica – descritiva que utilizou como método deprocedimento o bibliográfico e como método de análise o categórico dedutivo.

A estruturação do estudo começa por procurar esclarecer a opção de abordagem do tema por meio de uma reflexão crítica – filosófica. Em seguida parte-se para a conceituação de competência para, a partir de então, iniciar-se a análise sobre a caracterização da docência competente.

1 POR QUE UMA ANÁLISE CRITICA -FILOSÓFICA?

Partindo da prática pedagógica de 23 anos no ensino superior, recentemente abateu-nos a dúvida quanto à competência desta prática. Perguntas como: o que é ser competente? quais as características de um docente competente? como estas podem influenciar na formação do educando? dentre outras, passaram a instigar a necessidade de reflexão sobre o assunto objetivando a obtenção derespostas paras estas indagações.

Entendendo a filosofia como a busca do saber inteiro e o levantamento de um questionamento como o primeiro passo para a investigação científica e que, por meio desta o exercício da análise crítica, nasceu a idéia de se pesquisar mais profundamente sobre o tema. Conforme afirma Rios (2000, p.17):

E é na busca da “inteireza” [sic] do saber quese revela o núcleo da reflexão filosófica, denotador do gesto do filósofo (...).Porque aponta para a abrangência, a profundidade e a clareza que caracterizam aquela investigação. A reflexão filosófica quer ver claro, fundo e largo [sic] o seu objeto.

É claro que um breve artigo como este não pretende, e nem seria possível, esgotar a reflexão sobre o assunto, justificamos, no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como se dá a formação do docente do ensino superior?
  • Atuação docente no ensino superior
  • : A FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO SUPERIOR.
  • Análise crítica e filosofica NEPOTISMO
  • Uma análise sobre a importância da didática na formação dos docentes do ensino superior
  • Formação pedagógica dos docentes do ensino superior
  • O DOCENTE E A QUALIDADE DO ENSINO, NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
  • A IDENTIDADE E OS DESAFIOS DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!