Análise crítica entre as organizações empresariais atuais e a “metáfora dos cegos e do elefante”

Páginas: 2 (402 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
Análise crítica entre as organizações empresariais atuais e a “Metáfora dos Cegos e do Elefante”
Esta metáfora vem evidenciar situações que mostram que cada indivíduo pode ver a realidade de umaforma diferente; mas esta deve ser compartilhada com todos os membros integrantes das diversas áreas. Onde todas as áreas de conhecimento das empresas devem ter seus processos interligados, fazendo comque as relações sejam estreitas entre as áreas. Pois sabemos que visões fragmentadas não atingem o resultado esperado pelos gestores líderes. Fazendo um paradoxo com o conto, percebemos o quanto aadministração integrada é necessária em todos os tipos de atividade organizada e em todos os tipos de organização. Ela é necessária onde quer que as pessoas trabalhem em equipe e procurem alcançar umameta comum. Uma vez que sem ela as pessoas estariam entregues a si próprias e trabalhariam para a obtenção apenas de seus objetivos independentemente das demais. Ficando claro que a organização não é umabsoluto. É uma ferramenta para tornar as pessoas produtivas quando trabalham em conjunto.
Envolver os vários níveis da organização no processo de construção de uma visão partilhada, pessoas efunções tendem a alinhar-se. A visão partilhada une todas as partes fragmentadas de uma empresa; é como um ponto de orientação comum que leva a todos para um mesmo resultado.
É importante criar um espaçoem que as pessoas tenham oportunidades para falar e serem ouvidas. É importante que sintam as suas aspirações refletidas na visão da empresa. Só assim aparecerá o empenho e a motivação no dia a dia.Para o bem dos colaboradores e o bem da organização, exige-se por parte dos líderes ouvir as pessoas e canalizar a sua energia para a concretização dos objetivos da organização.
Concluindo averdadeira força da visão estratégica é que apreciando diferentes visões pessoais, torna-se fácil compreender e explorar as diferentes perspectivas da realidade e do futuro. Pelo diálogo e discussão em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise Crítica das Organizações
  • os cegos e os elefantes
  • O Cego E O Elefante
  • Os cegos e o elefante
  • O cego o elefante
  • Analise critica comportamento empresarial
  • Fabulo dos cegos e do elefante
  • Organizações como metaforas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!