Análise crítica do filme “o enigma das cartas”

Páginas: 8 (1860 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2012
ANÁLISE CRÍTICA DO FILME “O ENIGMA DAS CARTAS”

O filme “O enigma das cartas” relata a história de uma menina chamada Sally e sua família, composta por ela, sua mãe Ruth e seu irmão Michael, que ao voltarem do México, por onde viveram três anos e tiveram a perda do pai e marido Alex, retornam para casa nos Estados Unidos e tem sua dinâmica familiar alterada.
Percebe-se que a dinâmica familiarantes da perda do pai era bastante harmoniosa e afetuosa, e, ao que tudo indica Sally mantinha uma relação boa com seu pai. Após a morte do seu pai, quando a família retorna a casa, a posição que Sally ocupa é de “protegida” pela mãe e irmão, ambos dão carinho e atenção à ela, e até por vezes a mãe dedica um carinho à ela que não dedicara a Michael.
No início do filme, quando Sally e sua famíliaainda estão no México, a menina se mostra curiosa, comunicativa e observadora em conversas com um amigo da família chamado Sectenel sobre a vida e a morte. Esse amigo responde aos questionamentos de Sally através de histórias e frases que possivelmente desencadearam, posteriormente, uma série de sintomas na menina. Ele denota frases do tipo: “(...) Nos sonhos não se precisa falar.”, “(...) seu paimora na lua.”, “Lembre-se que às vezes você precisa ficar bem quieta para ver as coisas.” e outras.
Os sintomas de Sally começam a aparecer a partir do momento em que a família volta a morar nos EUA. A menina que se mudara juntamente com sua família para o México, ainda muito nova, não reconhece o ambiente de sua casa e aparenta estranhá-lo quando retorna.
A perda inesperada do pai, asrespostas aos seus questionamentos através das histórias do amigo Sectenel e a mudança de ambiente são fundamentais para o surgimento de sintomas em Sally. Sintomas como, ocultamento da fala, ausência de socialização, mudanças no comportamento e aumento da função motora. Esses sintomas dão-se indícios que Sally começara a alimentar psiquicamente fantasias das histórias contadas pelo Sectenel ao chegar noambiente em que o contexto é estranho para ela. Isto é, a partir do momento em que a família retorna a casa onde moravam, Sally começa a apresentar comportamentos que anteriormente não apresentara.
A relação de Sally com o irmão Michael é uma relação bastante afetuosa e harmônica, antes de a menina apresentar os sintomas, isto é, na cena em que a família está indo embora do México, Sally e seuirmão sentados atrás da caminhonete, a menina vira e diz que não se lembra de casa e ele prontamente responde que casa é casa. Isso mostra que é uma relação normal de irmãos com idades distintas, em que por vezes, não há paciência nas respostas para com o outro. Posteriormente, ao chegarem em casa, Michael é o primeiro a perceber mudanças no comportamento de Sally, primeiramente em uma cena em queSally devolve o avião que o menino deixara cair em cima do telhado, Michael já percebe que há algo estranho. Visto que há um aumento da função motora na menina, isto é, de alguma forma Sally subiu no telhado e manteve o equilíbrio para pegar o avião e não cair.
Posteriormente, em uma cena que a mãe saí de casa para caminhar, o menino vai até Sally a procura de saber como ela subiu até o telhadopara pegar o avião, porém Sally não o responde. Ao perceber que a menina está calada, Michael começa a tentar fazê-la falar, até que em uma das tentativas, ele mexe nas bonecas que o amigo Sectenel lhe deu, e a partir disso Sally apresenta gritos agudos e repetitivos e só para quando o menino coloca-as novamente no lugar.
Apesar de Ruth relatar no percorrer do filme que deveria ter dedicado maisatenção à Sally antes de a menina apresentar os sintomas, a relação de ambas é também afetuosa e harmônica. Como se viu com o irmão, a relação de ambos com Sally, há um antes e depois da apresentação dos sintomas. Ainda no México, a mãe dedica a menina certo carinho, faz cócegas e responde prontamente às questões de Sally. Posteriormente, mesmo sem que Sally a responda, a mãe não desiste da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise crítica do filme o enigma de kasper hauser
  • Análise Crítica do filme: O enigma de Kaspar Hauser
  • RESENHA DO FILME O ENIGMA DAS CARTAS
  • Reflexão filme enigma das cartas
  • O enigma da Religiao
  • Apontamentos sobre o filme: O Enigma das Cartas
  • Crítica filme Cartas para Deus
  • Análise Crítica da Carta de Caminha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!