Análise crítica do filme Globalização

Páginas: 10 (2306 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014
Análise crítica do filme Globalização, o mundo visto do lado de cá –Milton Santos
O filme Globalização, o mundo visto do lado de cá , é um documentário do cineasta brasileiro Silvio Tendler. O filme aborda os problemas da globalização sob a perspectiva das comunidades carentes, através de uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos. São apresentadas várias informações etambém posições reflexivas sobre o movimento histórico a respeito da globalização e nossa atual democracia através da fala de Milton Santos. O filme é bem denso e crítico, com muitas referências, mostrando cenas de movimentos de protesto, das comunidades e suas realidades, e dos problemas enfrentados mundialmente com a globalização.
O filme faz uma retomada histórica e nos mostra que desde acolonização dos povos que foram “descobertos”, assistimos e vivemos a dominação dos que detêm o poder e os meios de produção, com um empobrecimento cada vez maior dos mais fracos, e em detrimento de uma realidade mais humana. Percebemos que temos uma história de produção de heteronomia muito forte. Uma história em que nos vemos subjugados por uma ideologia que coloca o cidadão comum diante da passividade.Milton discursa sobre o cenário da globalização sob a ótica de três vertentes: a globalização como ela nos é colocada pela mídia; a globalização como “perversidade” na realidade em que vivemos; e a globalização como ela poder ser, como uma realidade mais humana. Essa globalização discutida é geradora de grandes conflitos. Não existe a integração. Os indivíduos se tornam meras marionetes, sendocomandados por mãos hábeis e estruturas dominadoras. Penso que podemos dizer que existe uma crise atual de sentido, de pertencimento, como o documentário nos mostra.
Com o avanço do capitalismo e seu modo de produção desumano e alienante temos acompanhado a instalação e perpetuação de contradições que nos levam a repensar a sociedade em termos de igualdade, liberdade, violência, justiça, relações depoder e o papel do ser humano nesta sociedade. A queda das fronteiras tradicionais preconizada pela globalização nos aproximou de outros povos e outros conhecimentos, mas trouxe a segregação, a exclusão de indivíduos na sociedade. E trouxe também mais pobreza, que é vista e tratada com naturalidade e conformismo, até mesmo pelos que a vivem.
Um exemplo interessante é relatado no documentáriosobre a diferença entre a maior quantidade de luzes emitidas à noite pelo hemisfério norte, do que no hemisfério sul. Só esse aspecto já nos mostra que a desigualdade é enorme. Os que dominam tem sempre acesso aos recursos, enquanto os dominados se submetem ao que lhes é proporcionado.
O documentário também mostra movimentos de protestos na Bolívia, Equador, China e no Brasil e a dura realidade queas comunidades menos favorecidas enfrentam com a emergência da globalização. Os “dominadores” estão cada vez mais movidos pelos interesses do lucro para o privilégio de poucos, essa é a realidade atual. Não existe a responsabilidade social, ambiental e moral e os territórios e indivíduos acabam se desestruturando. A pobreza e o desabrigo aumentam e o acesso aos recursos continua sendo da minoria.Essa globalização que assistimos, segundo Milton, é mediada pela mídia principalmente, que manipula e controla a informação em benefício dessas minorias. Tudo é oferecido a todos e todos se beneficiam! Os “dominadores” são bons! É o que querem que acreditemos! Mas não é o que acontece. O que deveria ou poderia ser um processo de integração social, econômica e política, acaba provocando umagrande desestruturação nas sociedades, gerando muita riqueza para alguns poucos e muita pobreza para muitos. O trabalhador chinês que faz um casaco para um americano comprar por US$70, recebe 3 centavos por peça.
Essa é a globalização real e verdadeira, e que é perversa para a maioria. Como vivem esse americano e esse chinês? A desigualdade outra vez se faz muito presente. Quem tem moradia?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise Crítica do Filme A Onda
  • Análise crítica do filme “A Onda”
  • analise critica do filme ela
  • Analise crítica do filme Apocalypto
  • Filme a experiencia "analise critica"
  • Analise critica do filme germinal
  • Análise Crítica "Filme Instinto"
  • Análise crítica do filme Contato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!