Análise crítica do acquário ceará

Páginas: 6 (1479 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2012
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÀO EM GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA GESTÃO E PLANEJAMENTO DE CIDADES
PROFA. RAQUEL DANTAS DO AMARAL
TURMA I











Paper

ANÁLISE CRÍTICA
PROJETO ACQUÁRIO CEARÁ








Keldison Lima Abreu
Matr.: 1123322/8

















Fortaleza
Julho-2012INTRODUÇÃO

O Estado do Ceará vem ao longo dos anos se destacando como um dos principais destinos turísticos do Brasil, não só pelas belezas naturais, como também com vários espaços de entretenimento que atraem anualmente milhares de pessoas de todos os lugares do mundo.
O Governo Estadual ultimamente vem realizando grandes obras voltadas para a área do turismo, entre as quais podemosdestacar a reforma do Estádio Castelão, onde nossa Capital é uma das sub-sedes, o novo Centro de Convenções, e por fim, o “ACQUÁRIO CEARÁ”, classificado como o maior da América Latina, tema deste trabalho.
Existem inúmeras doutrinas que divergem quanto a construção desse mega empreendimento. Para alguns o ACQUÁRIO CEARÁ trará inúmeros benefícios para os cearenses gerando inúmeros empregosdiretos e indiretos, ajudando assim a minimizar o desemprego e a pobreza de nosso Estado, principalmente da Capital.
Para outros, uma obra dessa magnitude tem que ser minuciosamente estudada, para que não haja nenhuma degradação do meio ambiente, nem tampouco possa trazer danos irreparáveis para a população que vive nas proximidades da construção do empreendimento.
Este artigo apresenta umestudo crítico do “PROJETO ACQUÁRIO CEARÁ”, estando dividido em três etapas. Sendo que a primeira trata da descrição do projeto em si, no que diz respeito aos valores que sairão dos cofres públicos para financiar a sua construção, bem como outros detalhes técnicos tais como: localização, área total construída, etc. A segunda parte, trata de uma análise crítica do mega empreendimento em comento,abordando inúmeros fatores que devem ser considerados no que diz respeito à parte ambiental, bem como a forma de contratação da empresa responsável pela construção e até o empréstimo Internacional contraído pelo Governo Estadual. Por fim, uma análise para concluir se realmente vale a pena uma obra deste porte ser financiado pelo Governo do Estado do Ceará.














1. DESCRIÇÃODO PROJETO

O “PROJETO ACQUÁRIO CEARÁ” para o Governo do Estado,é um atrativo turístico que se constituirá também em uma mostra permanente e renovável de educação ambiental associada ao entretenimento, apresentando de uma forma interativa e envolvente aspectos relacionados à preservação dos mares e da biosfera, através da relação do homem com o meio ambiente aquático.
O Acquário seráconstruído na Praia de Iracema, na cidade de Fortaleza, onde serão instalados 38 (trinta e oito) tanques-recinto de exibição com capacidade para 15 (quinze) milhões de litros, em área total construída de aproximadamente 21.500 (vinte e um mil e quinhentos) metros quadrados. Dentro deste equipamento, haverá quatro pavimentos de áreas de lazer, dois cinemas 4D, simuladores de submarino, equipamentosque proporcionam interação entre público e aquário, além de túneis submersos que levarão os visitantes ao interior do tanque de animais marinhos. A obra custará aos cofres públicos aproximadamente R$ 250 (duzentos e cinquenta) milhões, sendo ao lado da reforma do Estádio Castelão um dos maiores projetos estruturantes em curso no Ceará.
A Licença de Instalação n.° 61/2012-DICOP, expedida em02 de março de 2012, tendo como prazo de validade dois anos, ou seja, 02 de março de 2014, também detalha dados do projeto, senão vejamos:
LICENÇA DE INSTALAÇÃO EMBASADA NO PARECER TÉCNICO Nº 1132/2012-DICOP/GECON, REFERENTE AO EMPREENDIMENTO DENOMINADO "ACQUÁRIO CEARÁ" COM ÁREA TOTAL A SER CONSTRUÍDA DE 25.752 m² , DOS QUAIS 21.500m² CORRESPONDEM A 04 (QUATRO)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acquario do Ceará
  • Resenha critica
  • Críticas ao sistema de conservação biológica no ceará
  • analise critica
  • Análise crítica
  • Análise crítica
  • Analise critica
  • Analise critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!