Análise crítica cujos fundamentos teóricos se baseiem nos conceitos freudianos e no marxismo teórico, tendo como foco o texto “joão e maria” de dalton trevisan.

Páginas: 4 (814 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
Desenvolva uma análise crítica cujos fundamentos teóricos se baseiem nos conceitos freudianos e no marxismo teórico, tendo como foco o texto “João e Maria” de Dalton Trevisan.

Em “A Morte do Reida Casa”, um conto de Dalton Trevisan, podemos comprovar e analisar a existência de um comportamento de antagonismo da “psiquê” dentro de uma relação humana.
A estória desenvolve um relacionamentoestável de dezenove anos, onde uma pessoa desconhecida consegue desestabilizar essa estrutura com uma simples carta. Houve a dissolução do que se tinha como estável.Tudo aquilo que era sólido,corretoconforme os padrões sociais (princípio da razão),balança com a incerteza de um adultério(princípio do prazer). Vemos um típico caso ,onde, “o inconsciente domina o consciente”. Segundo Freud,nossossentidos nos traem,deveríamos seguir a razão, pois ela delimita os nossos caminhos.
“Em companhia de outra mulher, loura, num banco de praça”; a comadre mentiu?Era só uma amiga?A outra já existia oupassou a existir?
A repressão dos instintos primários, que se constroem através da consciência moral, cuja base se estrutura por meio da cultura; podemos deflagrar um comportamento(adultério) quese sobreponha a razão .Todos temos o ID “adormecido”,que pode funcionar quando,através de pulsões,fazemos com que os instintos ,impulsos e desejos venham à tona,onde ,nem sempre o superego conseguecontrolá-los.
O ego de Maria não conseguia lidar com essa situação ameaçadora, o consciente não conseguia resolver a situação, pois, o conflito gerado, lhe causava angústia. Cena de ciúme ameaça dese matar, discussões, desequilíbrio emocional, desarmonia total.

Um provável adultério gerou um conflito sexual e amoroso, onde, o desprezo foi o fator que agravou a situação. O silêncio, espaçoonde as pessoas se destroem, não acertam suas diferenças. O diálogo em conflito se verteu a um monólogo.Vemos uma antropofagia cultural,onde existe um canibalismo opressor(ele foi “consumindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRINCIPAIS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO POSITIVISMO E DO MARXISMO
  • Fundamentos teóricos análise da linguagem
  • ECONOMIA REGIONAL: CONCEITO E FUNDAMENTOS TEÓRICOS
  • Resenha texto "Constituição da análise de discurso crítica: um percurso teórico-metodológico"
  • Fundamentos teoricos
  • fundamentos teoricos
  • Fundamentos Teóricos
  • Analise de microconto Dalton Trevisan

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!