Análise crítica carta de pero vaz de caminha

Páginas: 3 (748 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Durante o período dos grandes descobrimentos marítimos, Portugal e Espanha se empenharam em procurar um novo caminho para as índias. Em 1492, Cristóvão Colombo, a serviço da Espanha, descobre aAmérica, abrindo uma nova perspectiva de descobertas.
Portugal e Espanha assinaram em 1494 o Tratado de Tordesilhas, para evitar futuras guerras pela posse das novas terras. Em 1500, parte de Portugal umapoderosa esquadra, composta de 13 caravelas, chefiada por Pedro Álvares Cabral. Este tinha uma missão dupla: estabelecer um contato diplomático com a índia, alcançada alguns anos antes por Vasco daGama, e outra missão, mais secreta: desviar-se um pouco de sua rota e explorar as terras desconhecidas no lado português da linha divisória estabelecida pelo Tratado. Antes dele, outros navegadoresportugueses já haviam constatado a existência dessas terras, sem desembarcar.
Partindo do Tejo a 9 de março de 1500, com uma frota de 1.000 homens, Cabral seguiu a costa africana. Na altura da Guiné,seguindo as ordens recebidas, desvia-se da rota, com o propósito aparente de procurar melhores condições de vento. A 22 de abril, chega às novas terras. Avistou em primeiro lugar um monte, que denominouMonte Pascoal, e aportaram numa baía mais ao norte.
Pero Vaz de Caminha havia sido nomeado pelo Rei D. Manoel, escrivão da feitoria a ser erguida em Calecute, na Índia, razão pela qual seencontrava na nau capitania da armada de Pedro Álvares Cabral.
Caminha então escreve ao rei de Portugal descrevendo tudo o que encontram nessa nova terra. A carta caracteriza-se pela descrição datipicidade humana do indígena, seus gestos, a caracterização corporal, a sua alimentação e abrigo, enfim, o seu modo de existir. Os primeiros contatos se deram de forma pacífica, com aproximação feita naforma de troca de presentes e alimentos.
Ao conviver com os índios os mesmos lhes dão indícios de que ali é possível se encontrar riquezas (ouro e prata), pois, apontam para a terra ao verem esses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise crítica da carta de pero vaz de caminha
  • Critica da carta de pero vaz caminha
  • Analise: carta de pero vaz de caminha
  • ANÁLISE DA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA
  • Análise da carta Pero Vaz de Caminha
  • Análise a carta de Pero Vaz de caminha
  • Analise da carta de pero vaz de caminha
  • Carta de pero vaz de caminha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!