Análise contabil

Páginas: 9 (2056 palavras) Publicado: 20 de maio de 2011
2. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
A Demonstração Contábil é uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de umaentidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados. (IBRACON NPC nº 27)

De acordo com a Lei 6404/76, Demonstrações Contábeis, na lei da contabilidade, não existe mais a DOAR. Agora as demonstrações financeiras obrigatórias são:
* BP(Balanço Patrimonial).
* DLPA (Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados).
* DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).
* DFC (Demonstração de Fluxos de Caixa).
*DVA (Demonstração de Valor Adicionado) = companhia aberta.

O produto final de um processo contábil é o conjunto de relatórios denominados demonstrações financeiras (Análise Contábil – mód. V). Uma das técnicas de aplicação maissimples, entretanto entre as mais importantes, consiste na avaliação do desempenho empresarial, através da análise vertical e horizontal.

Vertical:

Permite mostrar o percentual de participação relativa de cada item do Balanço Patrimonial e da demonstração de Resultado do Exercício, em relação ao seu respectivo grupo e ao total a que pertence.

No caso do Ativo e do Passivo é obtidoatravés do coeficiente do valor de cada item pelo seu respectivo referencial, qual seja, Ativo Total ou Passivo Total.

Na DRE, a Receita Líquida é o referencial básico para cálculo do coeficiente de participação percentual de cada item.

Horizontal:

Expressa a evolução dos itens das demonstrações contábeis de exercícios consecutivos, através de números-índices, estabelecendo os itens doexercício mais antigo como índice-base 100.

Limitações:

* Item do exercício base igual a zero, índice-base não serve de padrão pois os itens dos exercícios subseqüentes são indivisíveis;

* Item do exercício base igual a número negativo, variando para positivo no exercício seguinte e vice-versa.

Através de Índices

Os índices são relações que se estabelecem entre duas grandezas ejustificam-se, quando se deseja analisar a situação econômico-financeira de uma entidade, pelo fato de que a observação e apreciação de certas relações ou percentuais é mais significativa do que a apreciação de todos os itens contidos nas demonstrações.
A análise e a interpretação de balanços têm sido muito úteis para calcular uma série de quocientes, relacionando as mais variadas contas do balanço e dodemonstrativo operacional, procurando atribuir um significado aos resultados de tais cálculos.
Para a empresa é muito mais prático selecionar um grupo de índices de boa representatividade que permitam à empresa realizar análises precisas do que ater-se ao cálculo de uma série de quocientes, muitas vezes sem validade alguma.

Através da análise dos Índices, assim como as demais, é necessário estarconsciente do que se pretende com os cálculos e índices que serão encontrados. Pois o importante não é o cálculo de grande número de índices, mas de um conjunto de índices que permita conhecer a situação da empresa, segundo o grau de profundidade desejada na análise.

Mais uma vez, faz-se mister lembrar que a proposta deste estudo é associar o ciclo de vida de uma organização às suasdemonstrações contábeis. Portanto, serão envidados esforços, a partir daqui, no sentido de discutir um grupo de itens selecionados que podem levar ao fim desejado.

A grande contribuição deste tipo de análise está em fornecer avaliações genéricas sobre diferentes aspectos da firma em questionamento, sem descer a um nível maior de profundidade. Uma especial importância tem sido dada a esta análise...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise contabil
  • Analise contábil
  • Analise Contábil
  • analise contabil
  • Analise contabil
  • Analise contabil
  • Analise contabil
  • Análise contabil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!