Análise construcionista

Páginas: 22 (5403 palavras) Publicado: 29 de março de 2012
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA









ELISANGELA GUIMARÃES











UMA ANÁLISE CONSTRUCIONISTA

















SANTOS

2011

ELISANGELA GUIMARÃES













UMA ANÁLISE CONSTRUCIONISTA





























SANTOS

2011

SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 3

1 MÉTODOS 4

2 TÉCNICAS 6

2.1 Ética do Desvelo 6

2.2 Intervenção Familiar Breve7

2.3 Dupla de Terapeutas 8

2.4 Equipe Reflexiva 8

2.5 Sessões Gravadas 9

2.6 Ampliar Narrativas 9

3 RESULTADOS 11

CONCLUSÃO 12

ANEXO 13

REFERÊNCIAS 22





























INTRODUÇÃO





O presente trabalho tem por finalidade conhecer o enfoque sistêmico afim de aprofundar o conhecimento construcionista social utilizado em terapias familiares por meio de um estudo decaso escolhido.


É elaborado uma análise baseando-se nas técnicas e teorias aprendidas em sala de aula afim de colocar em prática os conteúdos abosvidos ao longo deste semestre.


O estudo construcionista basea-se no empoderamento do paciente por meio do sistema familiar, do ambiente e do meio social ao qual a familia esta inserida. O papel do terapeuta é muito importante no processo deressignificação da história de vida trazida pelos participantes.






























































1 MÉTODOS




Neste trabalho a terapia de casais é fundamentada em um abordagem sistêmica orientada por um enfoque construcionista social.


A proposta de intervenção utilizada neste trabalho consiste em uma escuta dos casais, para que com o auxílio da terapia, posso sereconhecer recursos que serão utilizados como ferramentas para a reconstrução de significados dentro da relação e com isso a criação de um contexto de mudança.


A intervenção será realizada em uma abordagem construcionista social, cujo a perspectiva epistemológica norteia o fazer dos psicoterapeutas, não se trata de uma técnica em si , mas sim uma forma de nortear o fazer dospsicoterapeutas, uma postura filosófica, que utiliza algumas dimensões teóricas.


O caso estudado em questão, é um casal jovem da mesma idade, 30 anos, dois filhos (de 7 e 2 anos). São casados há nove anos, namoraram por cinco anos, estão juntos desde 16 anos. Ele trabalha como vidraceiro em uma firma de colocação de box. Ela é dona de casa.


A intervenção será breve e terá duração limita de oitoencontros, foi realizada dentro de um enquadre institucional e de formação de psicoterapeutas pelo Instituto de Ribeirão Preto.


O modo de atendimento consiste em uma dupla de terapeutas de campo que se empenhou e construir um ambiente acolhedor para as angústias, fantasias e desconfortos do casal. Existe também uma equipe reflexiva, constituída de cinco profissionais, três terapeutas emformação e duas supervisoras, que não interagem diretamente com o casal e a dupla de terapeutas.


O que esse atendimento visa oferecer é um setting que possa ser um local com a possibilidade de gerar enquadres inovadores, ampliando narrativas. Todas as sessões foram gravadas em vídeos para fins didáticos, mediante consentimento prévio do casal.


A psicoterapia de casal visa formar umcontexto que favoreça a construção e reconstrução coletiva, ou seja casal e terapeuta, dos significados das experiências vividas pelo casal. O casal tem uma construção compartilhada de sentidos, com a psicoterapia o terapeuta irá entender a maneira e como essa construção ocorre e entender os significados das experiências vividas por cada um e maneira que se posicionam frente a elas.2 TÉCNICAS



De um modo geral, tanto no modelo Construtivista, como no Construcionista, não se busca encontrar quem está certo ou errado ou a solução do problema, mas sim, o intercâmbio das várias possibilidades de percepção do que está acontecendo naquele momento. Este enfoque enfatiza o valor da associação e da colaboração entre o terapeuta e a família, buscando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • analise
  • Em analise
  • Analise
  • Analise
  • Analise
  • analise
  • analise
  • Analise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!