Análise consoante o método iconológico de erwin panofsky – escultura “flora” de jean-baptiste carpeaux

Páginas: 11 (2524 palavras) Publicado: 25 de maio de 2012
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Licenciatura em Escultura
Cadeira de História da Arte II


Análise Consoante o Método Iconológico de Erwin Panofsky – Escultura “Flora” de Jean-Baptiste Carpeaux
(Maio de 2010)


Docente: Prof. Luís Jorge Rodrigues Gonçalves

Discente: Inês Belo Gomes
Nº 5249

Ano Lectivo 2009/2010





Índice

- Introdução – Página 3

-Análise – Página 4 a 9

- Anexo – Página 10 a 11

- Conclusão – Página 12

- Bibliografia – Página 13 a 14







Introdução
O presente trabalho tem como objectivo analisar a obra “Flora”, patente no Museu Calouste Gulbenkian, da autoria de Jean Baptiste Carpeaux através do Método Iconológico elaborado por Erwin Panofsky, estabelecido em três etapas de análise:
“A Iconografia é oramo da história da arte que observa o significado das obras de arte em oposição às suas formas, apreendendo o significado factual (que identifica objectivos a partir da experiência individual) e, o significado expressional (que respeita a forma como se reage face aos objectos identificados). São estes os significados naturais ou primitivos, sendo que o peso de costumes, tradições de umacivilização, e pleno de significado e obriga a reacção pró-reactiva, que se designa por significado secundário ou convencional (inteligível, assente em estados de espírito e/ou sentimentos).
Ao nível do significado secundário ou convencional, onde se conectam motivos artísticos/composições, com temas ou conceitos, dando lugar a imagens, designadas por histórias e alegorias e, a sua identificação é odomínio referido por iconografia.
O significado intrínseco ou conteúdo é a apreensão de princípios que revelam a atitude de uma Nação, período, convicções religiosas e filosofias, alteradas por alguém e, manifestadas numa obra.”*

Jean Baptiste- Carpeaux, nasceu em Valeciennes, França em 1827. O seu pai era pedreiro tendo sido, uma influência relevante na sua vida. Entrou na Academia de Belas Artesem Paris no ano de 1844 tendo, depois ido viver para Itália onde permaneceu desde 1854 até 1861. Inspirou-se em artistas do Renascimento, tendo adquirido um conhecimento inato após ter estudado as obras dos grandes renascentistas.
Ao voltar a França, torna-se o artista predilecto da corte Imperial de Napoleão III. Os seus bustos precisos tornam-no famoso entre as elites mas, após a queda doSegundo Império (1871), a sua posição de honra cria-lhe problemas entre os opositores do Imperialismo. Exila-se voluntariamente em Inglaterra, sofrendo de problemas do foro psicológico. Falece em 1875, de cancro, na sua França natal, com a idade de 48 anos.

* Excerto retirado do trabalho realizado no primeiro semestre sobre Erwin Panofsky e o Método Iconológico
Análise
A obra Flora, objecto emanálise do presente trabalho, foi realizada em 1873 por Jean Baptiste-Carpeaux aquando da sua estadia em Inglaterra (correspondente à queda do Segundo Império Francês (Napoleão III).
1) Através de uma análise primária podemos divisar variados aspectos inerentes à obra. A escultura em mármore, é representativa de uma mulher jovem, desnuda, de faces serenas e sorridentes aparentando um semblantede alegria e inocência travessa. Existe uma ilusória sensação de movimento fluído e delicado patente na posição acocorada e, nos braços que suavemente a coroam de flores. O corpo de linhas simples e delgadas, propicia porventura, uma visão de elegância serena, erotismo e beleza lúbrica coadjuvada com a sensação de bem-estar físico e psíquico. No seu flanco direito surge um elemento escultórico decariz naturalista.
2) Ao entrar em meandros iconográficos descortinam-se então, factores desconhecidos e ocultos, visualizados mas não aprofundados, numa primeira observação pouco meticulosa e definitivamente de cariz simplista.
Ao abordar esta segunda fase de análise, maioritariamente centrada nos factores escultóricos e simbólicos mais prementes da escultura em observação, será...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodo de analise iconografico e iconológico pelo livro estudos de iconologia de erwin panifsky
  • Erwin panofsky
  • Erwin Panofsky
  • Análise da obra Enterro de uma Negra de Jean
  • Jean Baptiste
  • Síntese ERWIN PANOFSKY
  • Erwin Panofsky resumo
  • Erwin Panofsky

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!