Análise conformacional dos alcanos e ciclo-alcanos

Páginas: 6 (1394 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL QUI0322 (2009.2 - T01)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Reatividade química dos metais

Docente: Antonio Marcos Urbano de Araujo

Discentes: Iêda Leticia Mendes Silva
Mariana Caroline de Góis Monteiro Guimarães
Ricardo Luiz Soares de França
Victor Augusto Sousa e Silva


NATAL/SETEMBRO, 2009

Sumário

Introdução...................................................................................... Pág. 1
Objetivos ........................................................................................ Pág. 3
Procedimento experimental ......................................................... Pág. 4
Resultados e discussão ............................................................... Pág. 6
Conclusões.................................................................................... Pág. 8
Referências bibliográficas ............................................................ Pág. 9

Introdução
O presente trabalho apresentará certas reações químicas que testarão a reatividade dos metais. Esta reatividade depende da nobreza do metal, que quanto maior for menor será a tendência do metal a se combinarcom outros elementos, doando seus elétrons. A capacidade doadora de elétrons pode ser estimada a partir da análise dos raios atômicos e conseqüentemente de sua energia de ionização. Átomos possuidores de um raio grande terão baixa energia de ionização, visto que os elétrons da camada de valência estarão mais distantes do núcleo, diminuindo, desta forma, a energia necessária para retirar os mesmos.Por fim, pode-se afirmar que os metais com maior raio serão os mais reativos, conseqüentemente, menos nobres.
Uma forma de dividir estes metais consiste em classificá-los através da reação com o ácido clorídrico, visto que há liberação de hidrogênio gasoso. Pode-se avaliar a ocorrência deste tipo de reação pelos potenciais de oxidação e redução dos metais. Aqueles cujos potenciais de reduçãoforem elevados terão uma menor tendência a ceder seus elétrons, sendo menos reativos. A tabela a seguir exibe os potenciais de redução de algumas espécies:

Objetivo
O principal objetivo deste texto é verificar experimentalmente a reatividade dos metais diante de condições e meios distintos, analisando o possível deslocamento de metais ou ocasionados pelos mesmos.

Procedimento experimental
Aexperiência de reatividade química dos metais dividiu-se em quatro etapas:
A primeira dessas envolveu a ocorrência de reações na presença de sais. Inicialmente, colocou-se uma lâmina de zinco em cada um dos tubos de ensaio previamente lavados e dispostos na estante. Em seguida, adicionaram-se mililitros de uma solução de sulfato de cobre ao primeiro tubo, ao segundo, acrescentou-se o mesmo volumede uma solução de cloreto de sódio e ao terceiro, a mesma quantidade de nitrato de prata. A seguir, observou-se se haveria a ocorrência de reação.
Na segunda etapa, analisaram-se reações de metais com ácidos. Primordialmente, foram adicionados dois mililitros de acido clorídrico a 0,5 mol/L em cinco tubos de ensaio (lavados e numerados). Depois, acrescentou-se uma placa de alumínio ao tubo um,observou-se o tempo que levou para a reação iniciar e quais mudanças que ocorreram no sistema. Foi realizado nos demais tubos um procedimento semelhante àquele descrito para tubo um, alterando-se, apenas, o metal utilizado. No tubo dois, o metal adicionado foi o zinco, no três foi o cobre no quatro foi o ferro e no cinco o magnésio. Ainda nesta etapa, adicionou-se a um sexto tubo de ensaio pequenosfios de cobre e dois mililitros de acido nítrico concentrado e observou-se a ocorrência de reação.
Na terceira etapa, a água foi utilizada como reagente. Em principio, colocaram-se quatro mililitros desse fluido em cada um dos três tubos de ensaio. A seguir, acrescentou-se ao primeiro um pequeno pedaço de alumínio, aqueceu-se o sistema e analisou-se a possível ocorrência de reação. O mesmo foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise conformacional de alcanos
  • ciclo alcanos temsão do anel
  • Analise química doa alcanos
  • Alcanos
  • Alcanos
  • Alcanos
  • Alcanos
  • Alcanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!