ANÁLISE COMPATIVA ENTRE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON

Páginas: 13 (3114 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2013
ANÁLISE COMPATIVA ENTRE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON
PAULA ALVES DUARTE


PIAGET
1. Conceitos de Linguagem e Pensamento
Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensor motores e não da linguagem. Esta só pode ocorrer depois que a criança já alcançou umdeterminado nível de habilidades mentais, subordinando-se, pois, aos processos de pensamento. A linguagem possibilita à criança evocar um objeto ou acontecimento ausente na comunicação de conceitos. Piaget atribui à linguagem um papel secundário, valorizando as estruturas operatórias do pensamento e por isso opõe-se à ideia de que a linguagem seja a responsável pelo pensamento.
Para a criança, alinguagem é o reflexo do seu pensamento. Dentre todas as representações mentais, a linguagem é a que melhor expressa a internalização das ações e percepções. A ideia de que a linguagem seja a responsável pelo pensamento não é compartilhada por Piaget. Para ele, o lugar da linguagem é minimizado pela sua interpretação cognitivista, já que é a partir da atividade do sujeito epistêmico e secundariamentesocial, que o conhecimento se constitui enfatizando o papel da inteligência operatória nas construções das estruturas cognitivas.
Sobre o pensamento, Piaget afirma que tal estrutura faz com que o sujeito seja capaz ou não de compreender a linguagem. O autor trabalhou com dois tipos de estrutura de pensamento, a saber:
a) Estrutura Infralógica: Altamente significante para o desenvolvimento dopensamento. As noções infralógicas estão relacionadas a espaço, tempo, medida etc. Os conceitos infralógicos evoluem paralelamente aos conceitos lógicos.
b) Estrutura Lógica: Aqui, o pensamento opera com um conjunto de objetos e suas relações. Envolve o classificar, seriar, incluir em classes, trabalhar com as operações.

2. Conceito de desenvolvimento intelectual e prática pedagógica.
Odesenvolvimento da inteligência não seria um processo linear e meramente acumulativo. Por isso, Piaget, acredita que entre os processos de desequilíbrio e reequilíbrio, o indivíduo seria capaz de construir conhecimentos cada vez mais complexos, o que lhe permitiria galgar um estágio de conhecimento cada vez mais elevado. Já a imitação é um esforço de adaptação do sujeito ao real. Essa adaptação écaracterizada pelo pensamento intuitivo ou pré-lógico da primeira infância ao pensamento lógico do adulto.
Piaget divide o desenvolvimento intelectual em três grandes momentos. O primeiro deles seria o sensório-motor (0 a 24 meses).
“Nesse estágio, Piaget considera abusivo falar em real socialização da inteligência. Essa é essencialmente individual, pouco ou nada devendo às trocas sociais. Emcompensação, a partir da aquisição da linguagem, inicia-se uma socialização efetiva da inteligência” (TAILLE, OLIVEIRA E DANTAS, 1992, p.15).

O segundo, o pré-operatório (02 a 07 anos) e o terceiro, o estágio operatório (07 anos em diante). Dentro deste último, Piaget propôs uma subdivisão em estágio operatório concreto (07 aos 11 anos) e o operatório formal (11 anos em diante). No estágiopré-operatório, do pensamento intuitivo, as crianças demonstram alguma capacidade para raciocinar de forma concreta, começa a surgir uma frágil capacidade de raciocínio abstrato e uma manipulação concreta de objetos em relação à constituição de espaço, de tempo e de medida. Na proximidade dos 12 anos de idade, no estágio operatório-formal, a criança começa a fazer operações lógico-matemáticas de classificação,seriação, multiplicação lógica e numeração, desenvolvendo uma estrutura lógica interna consistente e uma habilidade em solucionar problemas concretos.
Na fase da pré-adolescência, a criança é capaz de deduzir, fazer proposições, discutir hipóteses, pensar abstratamente e não trabalhar apenas com o real. O pensamento torna-se muito mais complexo utilizando teorização e reflexão, chegando à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jean piaget-vygotsky-wallon
  • piaget vygotsky e wallon
  • PIAGET, VYGOTSKY E WALLON
  • Piaget, vygotsky e wallon
  • Resumo de Piaget, Vygotsky e Wallon
  • Piaget, Vygotsky e Wallon
  • Piaget/Vygotsky/Wallon
  • Piaget, Vygotsky e Wallon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!