Análise comparativa e reprodutibilidade do teste de

Páginas: 2 (412 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
Análise comparativa e reprodutibilidade do teste de caminhada com carga progressiva (modificado) em crianças normais e em portadoras de fibrose cística*

Resumo
Objetivo: Realizar uma análisecomparativa do teste de caminhada com carga progressiva em crianças com fibrose cística (FC), em relação a crianças normais.
Material e Métodos: Foram avaliadas 28 crianças entre 7 a 15 anos de idade,sendo 10 do sexo feminino e 18 do sexo masculino. As crianças foram divididas em dois grupos (cada um com 14 crianças): grupo FC, com diagnóstico confirmado pelo teste de suor, e grupo controle, decrianças normais, sem relatos de doenças pulmonares e com prova de função pulmonar sem alterações. As crianças foram submetidas a pelo menos dois testes consecutivos, com intervalo de 30 min entre eles.Os parâmetros avaliados foram: distância caminhada, sobrecarga cardíaca, saturação periférica de oxigênio (SpO2) e percepção subjetiva do esforço (escala de dispnéia em repouso, e de Borg).Resultados: Não foram encontradas diferenças quanto à sobrecarga cardíaca e SpO2. Em relação ao MSWT, no segundo teste o grupo controle apresentou aumento significativo tanto da distância caminhada quanto dadispnéia em repouso (p = 0,014 e p = 0,036, respectivamente). O grupo FC apresentou aumento significativo apenas da escala de dispnéia em repouso (p = 0,168 e p = 0,042, respectivamente).
Conclusão: Asobrecarga cardíaca imposta pelo teste não diferiu entre os grupos. O maior cansaço inicial no segundo teste sugere que o intervalo de 30 min entre os testes não foi suficiente para o descanso dascrianças.
Reprodutibilidade: Estes achados sugerem que o MSWT é um bom teste de esforço para ser realizado tanto em crianças normais quanto em crianças portadoras de fibrose cística, pois não diferiu emrelação à sobrecarga cardíaca imposta para os dois grupos. Pode ser realizado para a verificação de progressos frente à instituição de um programa de reabilitação física para as crianças portadoras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise Comparativa
  • analise comparativa
  • ANALISE COMPARATIVA
  • Análise comparativa
  • Analise comparativa
  • Analise COmparativa
  • Análise comparativa
  • Análise Comparativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!