ANÁLISE COMPARATIVA DA ARQUITETURA E SUAS SOLUÇÕES URBANÍSTICAS EM EMPREENDIMENTOS DE HABITAÇÃO SOCIAL - PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, NAS CIDADES DE BELÉM/PA E CAMPO GRANDE/MS.

Páginas: 4 (956 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2015
ANÁLISE COMPARATIVA DA ARQUITETURA E SUAS SOLUÇÕES URBANÍSTICAS EM EMPREENDIMENTOS DE HABITAÇÃO SOCIAL - PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, NAS CIDADES DE BELÉM/PA E CAMPO GRANDE/MS.Patricia Baez Furtado de Mendonça





ANÁLISE COMPARATIVA DA ARQUITETURA E SUAS SOLUÇÕES URBANÍSTICAS EM EMPREENDIMENTOS DE HABITAÇÃO SOCIAL - PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, NASCIDADES DE BELÉM/PA E CAMPO GRANDE/MS.








ANTEPROJETO DE PESQUISA – PROCESSO SELETIVO AO CURSO STRICTO SENSU (MESTRADO) DO PPGAU- UFPA – EDITAL Nº 01/2015
Introdução e justificativaO caótico processo de urbanização e evolução do Brasil nos últimos anos juntamente com a ausência de políticas urbanas e sociais resulta em Cidades ilhadas e excludentes, com grandes falhashabitacionais.
Nos dias de hoje, áreas de invasão continuam a surgir e crescer, reforçando os sérios problemas sociais, econômicos e principalmente urbanísticos da falha politica habitacional Brasileira,evidenciando a falta de controle urbanístico e a pouca oferta de habitação digna e regular.
As primeiras tentativas de intervenção do Estado Brasileiro na questão de habitação datam de 1920. O conjuntoda politica social favorecia uma minoria de trabalhadores organizados com empregos estáveis; a maioria da população de baixa renda era excluída (SACHS,1999). Mas é a partir da década de 30, comreformas sociais e implantação dos direitos trabalhistas que se inicia um processo lento de urbanização, mas com uma grande demanda habitacional.
Com o início do regime Militar Brasileiro, em 1964, foiextinta a politica habitacional em vigor, e foi criada uma nova politica apoiada na criação do Banco Nacional da Habitação (BNH), como principal financiador, e nas Companhias de Habitação (COHAB) comoresponsáveis pela execução dos empreendimentos aprovados.
A principal ideia era realojar os moradores de favelas ou cortiços em ‘‘Cidades Proletárias provisórias” cujo objetivo era “reeducar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Programa de habitação "minha casa minha vida"
  • ANÁLISE DA VIABILIDADE DE EMPREENDIMENTOS RESIDENCIAIS VERTICAIS NA CIDADE DE BELÉM
  • A QUESTÃO SOCIAL COM OLHOS NA HABITAÇÃO NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS
  • Regiões de campo grande ms
  • B2 campo grande ms
  • Sisgran campo grande ms
  • Cidade e Habitacao
  • Enchentes de campo grande-ms

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!