análise capítulos vidas secas

Páginas: 7 (1530 palavras) Publicado: 14 de junho de 2015
Vidas Secas
Graciliano Ramos
Análise dos capítulos “Mudança”, “Inverno” “Mundo coberto de penas” e “Fuga”.





Grupo:
Amanda Rossi
Carolina Mormanno
Isabela Cordeiro
Marcella Neves
Marina Leivas

Professor Fernando





O livro “Vidas Secas”, escrito por Graciliano Ramos, é um dos clássicos da literatura brasileira. Produzido durante o Regionalismo de 30, o livro retrata os problemassocioeconômicos nordestinos, como a fome, seca e a miséria. A história mostra, a partir do cotidiano de uma família, as consequências da seca no Nordeste brasileiro. O autor constrói sua narrativa baseada na família de Fabiano, de sua mulher Sinhá Vitoria, seus filhos (mais velho e mais novo), do papagaio e da cachorra de estimação, Baleia.
Por meio de uma linguagem clara, seca e objetiva, é feita umaligação com o clima de mesma característica, demonstrando, assim, o isomorfismo. Outra particularidade é a estrutura circular, ou seja, o início e o fim do enredo se assemelham, de modo que o término se torna, ao mesmo tempo, um recomeço.
Por fim, pode-se observar também a característica do discurso indireto livre, em que há um narrador onisciente e trechos em que os personagens participam danarração. Essa maneira de discurso é a mais correta artisticamente, pois deve haver mútua presença de personagens e narrador. Isso porque ou a obra seria muito fria e culta (com somente narrador) ou seria inverossímil (com somente os personagens). A tal incompreensão se origina da dificuldade de comunicação entre os personagens, uma das principais questões abordadas no livro.
Análise dos capítulos:“Mudança” X “Fuga”
O primeiro capítulo, “Mudança”, basicamente apresenta a família de Fabiano numa tentativa de escape da seca. O percurso dos retirantes é marcado por muitas dificuldades, o que provoca em Fabiano desespero e nervosismo – estes, descontados em sua família. Percebe-se também a falta de comunicação entre os familiares, que pouco interagem.
“Sinha Vitória estirou o beiço indicando vagamenteuma direção e afirmou com alguns sons guturais que estavam perto.”
Essa frieza é comprovada pela relação entre Fabiano e o filho mais velho, como pode ser visto neste trecho:
“A caatinga estendia-se, de um vermelho indeciso, salpicado de manchas brancas que eram ossadas. O vôo negro dos urubus fazia círculos altos em redor de bichos moribundos. – Anda, excomungado. O pirralho não se mexeu, eFabiano desejou matá-lo. Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca parecia-lhe como um fato necessário — e a obstinação da criança irritava-o. Certamente esse obstáculo miúdo não era culpado, mas dificultava a marcha (...)”
Além disso, nesse mesmo capítulo, é comentada a morte do papagaio da família. Sinhá Vitoria teve de matá-lo, pois passavam fome e tiveram decomê-lo. Essa situação representa os obstáculos e as provações pelas quais a família deve passar diante da triste realidade da seca e da miséria. Ao final do capítulo, a família encontra um refúgio que, primeiramente, causa uma faísca de alívio.
No último capítulo “Fuga” o principal acontecimento é a saída da família da fazenda. Por causa da seca, a família vê a necessidade de se retirarnovamente, em busca de uma nova alternativa. Entretanto, Fabiano adia ao máximo tal fuga, posto que tinha medo do desconhecido e esperava por uma milagre, como mostra o trecho:
“Arrastara-se até ali na incerteza de que aquilo fosse realmente mudança. Retardara-se e repreendera os meninos, que se adiantavam, aconselhara-os a poupar forças. A verdade é que não queria afastar-se da fazenda. A viagemparecia-lhe sem jeito, nem acreditava nela. Preparara-a lentamente, adiara-a, tornara a prepará-la, e só se resolvera a partir quando estava definitivamente perdido. Podia continuar a viver num cemitério?”
No trecho acima, é ainda possível observar uma clara manifestação do discurso indireto livre: “Podia continuar a viver num cemitério?” é um questionamento de Fabiano, e não um pensamento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo por capitulo de vidas secas
  • Vidas Secas
  • capitulo 3 vidas secas
  • vidas secas capitulo XI
  • Resumo de Vidas Secas
  • Capítulo Fuga
  • Vidas secas
  • Analise Vidas Secas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!