Análise Bacteriológica da água

Páginas: 7 (1529 palavras) Publicado: 11 de fevereiro de 2015


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA INDUSTRIAL








Análise Bacteriológica de Água











Aluno: Luann Karlos Alves da Silva
Professor: Olga Martins Marques
Curso: Engenharia Química
Disciplina: Microbiologia Industrial









Recife, Março de 2013INTRODUÇÃO

Os organismos vivos necessitam de uma ampla variedade de compostos para seu crescimento, reparo, manutenção e reprodução, destes compostos a água é um dos mais importantes e abundantes, sendo vital aos organismos (GALETI, 1983; TORTORA et al., 2005). Estima-se que cerca de 70% da superfície terrestre encontra-se coberta pelas águas, deste total 97,5% constitui-se de água salgada eapenas 2,5% de água doce (BORGUETTI et al.,2004).
O controle da qualidade da água de abastecimento merece um enfoque especial, pois de acordo com Freitas et al. (2001) e Black (2002) através dela é possível a contaminação por agentes químicos e a proliferação de diversos microrganismos, causando assim doenças ao homem e aos animais, além de ser uma questão relevante para a Saúde Pública, pois oconsumo de água livre de microrganismos patogênicos, ou substâncias e elementos químicos prejudiciais à saúde, constitui-se em ação eficaz de prevenção das doenças causadas pela mesma (SILVA et al., 2003; LIBÂNIO et al., 2005).
As principais fontes de contaminação dos recursos hídricos são: esgotos de cidades sem tratamento que são lançados em rios e lagos; aterros sanitários que afetam os lençóisfreáticos, os defensivos agrícolas que escoam com a chuva sendo arrastados para os rios e lagos, os garimpos que lançam produtos químicos, como o mercúrio, em rios e córregos e as indústrias que utilizam os rios como carreadores de seus resíduos tóxicos. Como resultado dos baixos índices de tratamento no país, 65% das internações hospitalares são devidas às doenças transmitidas pela água, como porexemplo disenteria, hepatite, meningite, ascaridíase, tracoma, esquistossomose, cólera, febre tifóide e outras. Segundo a OMS (organização Mundial da Saúde), mais de cinco milhões de pessoas morrem por ano no mundo devido às doenças transmitidas pela água (EMPRAPA, 1994).
Para que a água seja considerada potável, após o tratamento convencional, os parâmetros físico-químicos e microbiológicosdeverão estar de acordo com a Portaria nº 36, do Ministério da Saúde, de 19 de janeiro de 1990, que em seu Anexo apresenta as normas e o padrão de portabilidade da água destinada ao consumo humano, a serem observadas em todo o território nacional (BRASIL, 1990).
A análise bacteriológica da água não é feita apenas a águas que se destinam ao consumo das populações, mas também a águas destinadas aorecreio (praias, rios, piscinas, etc.), à aquacultura e à rega. É igualmente importante, numa perspectiva de preservação dos ecossistemas, vigiar a qualidade das águas que não têm uma utilização especificamente humana.
De acordo com Souza (1988), há cerca de 70 anos, organismos de origem fecal são utilizados para interpretar o grau de poluição de águas.
Os principais organismos que indicamcontaminação fecal são: coliformes totais, Escherichia coli , coliformes termotolerantes, bactériascoliformes, streptococos fecal e esporos de clostrídios redutor de sulfito – clostridium perfringes. (OPAS, 1995).
A bactéria Pseudomonas aeruginosa é um dos chamados novos indicadores. Não é um habitante específico do intestino mas aparece em 12% da população. É uma bactéria oportunista, aeróbia,Gram-negativa, patogénica e com elevada resistência a antibióticos (MENDES, 2010).
A infecção por Pseudomonas é facilitada por uma falha no sistema de defesa inespecífico do hospedeiro (ex: pessoas com sistema imunológico baixo, perda da barreira física da pele nos pacientes queimados ou com escaras e perda da integridade tecidual nos pacientes em uso prolongado de cateteres intravenosos ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANÁLISE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA – DETECÇÃO DE COLIFORMES
  • RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA ANÁLISES BACTERIOLÓGICAS DE ÁGUA TRATADA
  • ANÁLISE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA DA LAGOA DO ARAÇÁ – RECIFE – PE
  • Análise parasitológica e bacteriológica da água utilizada no município de manaus- amazonas.
  • Qualidade bacteriológica de águas subterrâneas em cemitérios
  • Analise bacteriologica em ambiente escolar ( esboço )
  • Analise da água de água de lagoa
  • Analise de águas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!