Análie sistematica dos evangelhos

Páginas: 32 (7955 palavras) Publicado: 21 de maio de 2011
TEOLOGIA SUPERIOR – BACHARELADO

ANÁLIE SISTEMATICA DOS EVANGELHOS

Relatório apresentada a disciplina de Teologia do Novo testamento da Faculdade Teológica do Nordeste - FACETEN, como requisito parcial à conclusão dos conteúdos da disciplina.

Profº.
Tubarão
2010

1 O EVANGELHO SEGUNDO MATEUS

1.1 AUTOR

Desde o começo, euniversalmente, tem-se julgado que esse evangelho foi escrito por Mateus, um dos doze apóstolos de Cristo, No Evangelho Mateus é conhecido também como Levi, o publicano. Judeu por nascimento, em seu trabalho como coletor de impostos do Império Romano, aprendeu a falar fluentemente o grego, como complemento de sua língua materna, o aramaico.
A tradição dá a Mateus a autoria do primeiro Evangelho. Forado Evangelho, a única referencia histórica a seu respeito é uma citação de Papias, consignada por Eusébio na sua História Ecclesiae (História da Igreja
Sendo publicano provavelmente Mateus era alfabetizado e acostumado a tomar notas em seu trabalho.
A tradição de que seu Evangelho tenha sido escrito em aramaico não impede que mais tarde ele tenha escrito uma versão em gregomais tarde.
Hoje existem apenas cópias do original em grego.
O Evangelho de Mateus foi escrito para toda a humanidade em geral, mas para os judeus em particular. A intenção de dirigir-se primeiramente ao judeu, vê-se pelos seguintes fatos:
1. O grande número de citações do Velho Testamento – há cerca de 60 dessas. Alguém que prega aos judeus deve provar a sua doutrinapelas Escrituras antigas. Mateus faz dessas citações a verdadeira base do seu Evangelho.
2. As primeiras palavras do livro “O livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão”, sugerem imediatamente ao judeu esses dois pactos que contêm promessas do Messias – o davídico e o de Abraão (II Sam. 7.8-16; Gen. 12.1-3).
3. A ausência geral de explicações dos costumesjudaicos, demonstra que o evangelista escreveu a um povo familiarizado com os mesmos.

1.2 LOCAL E DATA

Não e sabe exatamente quando o Evangelho foi escrito.
É pouco provável que tenha sido escrito antes da primeira dispersão dos cristãos de Jerusalém (At 8.4).
O Evangelho deve ter sido escrito em Antioquia entre 50 e 70 D.C. as citações dos primeiros escritores da Igreja se encaixammais ao texto de Mateus e mostre que era o Evangelho favorito de igrejas siro-judias (como Antioquia).
A igreja de Antioquia foi a primeira a possuir uma quantidade significante de não judeus, que falavam aramaico e grego.

1.3 CONTEUDO

O tema central deste Evangelho é Jesus, o Rei Messias. Mateus, escrevendo aos judeus e conhecendo as suas grandes esperanças, apresenta Jesus como oúnico que cumpre as Escrituras do Antigo Testamento com relação ao Messias. Por meio de numerosas citações do Velho Testamento ele mostra o que o Messias deve ser. por um registro de palavras e atos de Jesus, prova que Ele era aquele Messias. A repetição frequente das palavras “reino dos céus”, revela outro tema importante do Evangelho de Mateus. Expõe o reino dos céus como prometido no VelhoTestamento (Mat. 11.13), como proclamado por João Batista e Jesus (3:2; 4:17), representado agora pela Igreja (6:18, 19), e como triunfante na segunda vinda de Jesus (25:31,, 34).
Nada de certo se pode afirmar sobre onde foi escrito este livro. Já que este evangelho envolve muito material judaico, alguns supõem que foi escrito em algum lugar da Palestina. A idéia mais comum é que o livrofoi composto em Antioquia, um antigo centro cristão. Mesmo sendo de língua grega, Antioquia possuía muitos moradores judeus. Não há no livro uma afirmação especifica de onde foi escrito. Ainda assim, podemos afirmar que se originou em alguma parte da província romana síria. E há evidencia acerca disso. Inácio, bispo de Antioquia, usava esse evangelho, acima de todos os outros; e nesse lugar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os evangelhos
  • Evangelhos
  • Evangelho
  • evangelho
  • Evangelho
  • Os evangelhos
  • evangelho
  • O Evangelho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!