Anáilise do conto : a menina de lá

Páginas: 4 (1000 palavras) Publicado: 8 de junho de 2011
A menina de lá – Guimarães Rosa

Notas sobre o autor

João Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo, Minas Gerais, em 27 de junho de 1908, e morreu no Rio de Janeiro, em 19 de novembro de 1967.Guimarães tornou-se um escritor universal, que conseguia vasculhar com profundidade a alma humana e captar suas inquietações, seus conflitos e anseios, sem, contudo, perder o sabor dapsicologia, da língua e dos valores do homem do sertão mineiro.
Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. Porém destaca-se pela capacidadede transpor os limites do espaço regional, e alcançar uma dimensão universal. A composição das personagens e o espaço tornam possível perceber que tudo está calcado na existência humana, seus dramas,angústias, buscas e destino. Sentido oculto da existência, crescimento espiritual, vida como aprendizado, sensibilidade extraordinária, manifestando-se pela loucura e pela ingenuidade infantil, vidacomo predestinação, limites entre bem e mal são temas que permeiam suas obras. Seus personagens (crianças, loucos, jovens, valentões e idosos), circundam ao redor de fatos estranhos que as colocam emsituações extremas, diferenciando-as das demais.
Todas as narrativas de Primeiras Estórias, de Guimarães, causam impressão de serem coisas tão sem pé nem cabeça: acontecimentos inusitados,comportamentos aparentemente inexplicáveis, histórias contadas por meio de uma linguagem fora do comum.

Resumo
Maria, conhecida por Nhinhinha, é a personagem central deste conto. Menina de 4 anosincompletos que difere das crianças de sua idade por não se interessa por brinquedos, vive sozinha no seu canto e quase não falar. O pouco que diz, situa-se em um pequeno número de palavrasdesconexas ou sem sentido, incompreensível para os simples mortais do seu pequeno mundo.  Mas o que ninguém sabia era que tudo que a menina desejava, por mais estranhos que fossem sempre se realizavam. Seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • analise do conto a menina de lá
  • Las meninas
  • A menina de lá
  • Las Meninas
  • Las Meninas
  • las meninas
  • A Menina de Lá
  • Fichamento Las Meninas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!