Análise semiótica - embalagem trident sensations

1333 palavras 6 páginas
ANÁLISE SEMIÓTICA DA EMBALAGEM TRIDENT SENSATIONS
Gisele Ramos e Fernanda Soares

Tudo começou, quando em meados da década de 50, as autoridades públicas americanas começaram a demonstrar enorme preocupação com o excessivo consumo de chicletes por parte de crianças e adolescentes devido à alta concentração de açúcar do produto, um dos principais responsáveis pelo aparecimento das cáries. Os laboratórios da empresa American Chicle Company, comandados pelo químico Tony Bilotti, principal responsável pelas pesquisas, iniciaram então o desenvolvimento do chiclete TRIDENT, lançado no mercado americano para teste em 1962 em resposta a uma necessidade especial: o chiclete sem açúcar com a mesma textura e sabor do original.
O nome do chiclete surgiu em 1960, quando o produto estava sendo desenvolvido, pois sua composição continha açúcar e mais três enzimas para o controle de tártaro: daí o nome TRI (derivado de três enzimas) e DENT (derivado de Dentist/Teeth). Logo em seguida a empresa, e conseqüentemente a marca TRIDENT, foi comprada pela Adams, que introduziu um novo posicionamento para o produto com o slogan “4 out of 5 Dentists surveyed would recommend sugarless gum to their patients who chew gum”.
A história da marca TRIDENT sempre acompanhou a evolução dos gostos dos consumidores criando conceitos e plataformas que respondem a necessidades funcionais (higiene oral e sensação de frescura) e que proporcionem benefícios emocionais associados ao puro prazer de mastigar um chiclete (sabores intensos, duradouros, novas texturas e aromas) resultando em uma verdadeira viagem divertida e multi sensorial. A imagem e o formato das embalagens também têm seguido esta evolução tornando-se: mais práticas, apropriadas a diferentes ocasiões de consumo, mais apelativas, diferenciadas e sofisticadas.
O chiclete TRIDENT está presente em mais de 25 países ao redor do mundo, sendo extremamente popular nos Estados Unidos (responsável por cerca de 1/3 das vendas em sua categoria),

Relacionados