Análise dos acidentes de trabalho estudo de caso – cooperativa agricola agropan

7155 palavras 29 páginas
ANÁLISE DOS ACIDENTES DE TRABALHO ESTUDO DE CASO – COOPERATIVA AGRICOLA AGROPAN

ANÁLISE DOS ACIDENTES DE TRABALHO ESTUDO DE CASO – COOPERATIVA AGRICOLA AGROPAN Autora: Sueli da Silva Nunes Orientador: Prof. Thiago Nunes Bazoli

RESUMO

Esta monografia tem como objetivo principal identificar a ocorrência de acidentes de trabalho na Cooperativa Agrícola Agropam de Tupanciretã. Os acidentes do trabalho quando ocorrem, suas conseqüências são sentidas tanto pelos próprios trabalhadores que se incapacitam parcialmente ou total, temporariamente ou permanente para a atividade, quanto pelas organizações que perdem a sua força de trabalho, fazendo com que haja uma ascendência dos seus custos operacionais, assim como ser mal vista perante a sociedade. Por sua vez, a própria sociedade e o governo sentem os aspectos negativos de um acidente laboral, pois, estes perdem com a elevação do número de inválidos e dependentes da previdência social.
O interesse no presente estudo surge diante da necessidade de conhecer a problemática dos acidentes de trabalho nas empresas, e devido aos crescentes números de casos de acidente de trabalho no Brasil,
Para tanto, tece considerações acerca dos acidentes do trabalho. Aborda a classificação dos acidentes de trabalho e as causas dos acidentes de trabalho. Aborda também as, conseqüências dos acidentes do trabalho e deveres do empregador. Identifica quais são as espécies de benefícios acidentários pagos atualmente pelo INSS.
Por fim será apresentado um estudo de caso com analise da ocorrência de acidentes de trabalho na Cooperativa Agrícola Agropam de Tupanciretã, registrados no Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), no período compreendido entre os anos de 2008 e 2010.

PALAVRAS-CHAVE: Acidente de Trabalho, CATs e Benefícios

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Causas dos

Relacionados