Análise do epitélio vaginal de ratas wistar ooforectomizadas

494 palavras 2 páginas
ANÁLISE DO EPITÉLIO VAGINAL DE RATAS WISTAR
OOFORECTOMIZADAS
Silva, D.F.¹; Arandas, M.J.G.²; Silva, R.S.3; Santos, K.R.P.3; Aguiar Júnior, F.C.A.3
¹ Departamento de Enfermagem, UFPE-CAV; ² Departamento de Morfologia e
Fisiologia Animal, UFRPE; 3 Núcleo de Biologia, UFPE-CAV

Introdução: O estrógeno tem efeito direto no epitélio vaginal de muitas fêmeas de mamíferos porque estimula o aumento do número de camadas celulares, a mobilização do glicogênio nas células e a cornificação das camadas superficiais. Estas alterações determinam as variações cíclicas que ocorrem durante as fases do ciclo estral. A duração média do ciclo estral de ratas wistar ocorre de quatro a seis dias, caracterizando-se pelas fases de proestro, estro, metaestro e diestro, nestas duas últimas ocorre uma rápida queda do efeito estrogênico causada pela ovulação. A ooforectomia bilateral causa uma redução abrupta dos níveis séricos de estrógeno e é amplamente utilizada como modelo cirúrgico de indução de menopausa precoce. Diante disto, este trabalho teve como objetivo analisar o epitélio vaginal de ratas wistar submetidas à ooforectomia, comparando-se com o grupo controle nas fases metaestro e diestro.
Métodos e Resultados: Foram utilizadas 19 ratas wistar, virgens, adultas (200-300g), distribuídas em dois grupos: GI: (Ooforectomizadas) e GII (Sham-ooforectomizadas).
Para a realização do procedimento cirúrgico, as ratas foram anestesiadas com a associação ketamina-xilazina, via intraperitoneal, nas dosagens de 10mg e 1mg para cada 100g de peso, respectivamente. Após a anestesia, os animais foram submetidos à ooforectomia bilateral. Após a recuperação anestésica, foram mantidos no biotério da instituição por 180 dias. Ao final desse período, foi realizado exame colpocitológico para determinação da fase do ciclo estral, em seguida foram eutanasiadas e coletado o terço médio da vagina. O material obtido foi processado de acordo com a técnica histológica de rotina. Em

Relacionados