ANÁLISE COMPATIVA ENTRE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON

3114 palavras 13 páginas
ANÁLISE COMPATIVA ENTRE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON
PAULA ALVES DUARTE

PIAGET
1. Conceitos de Linguagem e Pensamento
Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensor motores e não da linguagem. Esta só pode ocorrer depois que a criança já alcançou um determinado nível de habilidades mentais, subordinando-se, pois, aos processos de pensamento. A linguagem possibilita à criança evocar um objeto ou acontecimento ausente na comunicação de conceitos. Piaget atribui à linguagem um papel secundário, valorizando as estruturas operatórias do pensamento e por isso opõe-se à ideia de que a linguagem seja a responsável pelo pensamento.
Para a criança, a linguagem é o reflexo do seu pensamento. Dentre todas as representações mentais, a linguagem é a que melhor expressa a internalização das ações e percepções. A ideia de que a linguagem seja a responsável pelo pensamento não é compartilhada por Piaget. Para ele, o lugar da linguagem é minimizado pela sua interpretação cognitivista, já que é a partir da atividade do sujeito epistêmico e secundariamente social, que o conhecimento se constitui enfatizando o papel da inteligência operatória nas construções das estruturas cognitivas.
Sobre o pensamento, Piaget afirma que tal estrutura faz com que o sujeito seja capaz ou não de compreender a linguagem. O autor trabalhou com dois tipos de estrutura de pensamento, a saber:
a) Estrutura Infralógica: Altamente significante para o desenvolvimento do pensamento. As noções infralógicas estão relacionadas a espaço, tempo, medida etc. Os conceitos infralógicos evoluem paralelamente aos conceitos lógicos.
b) Estrutura Lógica: Aqui, o pensamento opera com um conjunto de objetos e suas relações. Envolve o classificar, seriar, incluir em classes, trabalhar com as operações.

2. Conceito de desenvolvimento intelectual e prática pedagógica.
O

Relacionados