amuletos no antigo egtio

Páginas: 4 (983 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
O amuleto é um artefato utilizado para proteger o indivíduo de algum mal ou para lhe trazer sorte. Os amuletos egípcios geralmente tinham o formato de deuses ou de objetos associados à eles. Nãoeram só as pessoas vivas que utilizavam-se desse recurso, o corpo do morto também recebia amuletos de proteção para a outra vida. Eles eram feitos dos mais variados materiais, como o lápis-lazúli,turquesa, ouro e madeira. O material mais popular era a Faiança, uma espécie de massa que precisava passar pelo processo de vitrificação, ou seja, era levada ao fogo diversas vezes.
 
[...]Quanto mais secarrega – pensam os egípcios – mais magicamente se fica protegido contra os milhares de perigos da vida na Terra e no Além. (KOENIG; AGEORGES, 1998, p. 27)
 
A fabricação dos amuletos era feita atravésde formas (moldes), que serviam como uma espécie de produção em escala, sendo que desse modo não era necessário que cada objeto fosse feito de maneira única. Com os moldes prontos, era inserida afaiança, que precisava ser pressionada até que fosse totalmente compactada. Esse era o processo mais comum, mas também existiam artefatos exclusivos (encomendados pelos Faraós e a Nobreza), que eramfeitos pelos melhores artesãos.
 
Principais Amuletos
 
ESCARAVELHO
Estima-se que o escaravelho tenha surgido no Império Médio e foi um dos amuletos mais populares do antigo Egito. Os egípcios acreditavamque eles eram a representação de Khepri, uma forma de Ré (Ra). Notaram que os escaravelhos rolavam uma bola de esterco no chão e fizeram a comparação com o movimento do sol no céu. Seus filhotes saiamde dentro da bola de esterco e foi pensado que se auto-reproduziam, fazendo uma alusão aos mitos de criação.
 
Peitoral de Escaravelho da tumba de Tutankhamon
 
O amuleto em forma de escaravelhocontinha algumas inscrições (frases, rituais) ou apenas o nome do Faraó ou de alguma divindade. Acreditava-se que ele garantiria uma vida protegida dos maus espíritos. Foi importante também no funeral...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amuletos
  • O Amuleto Critica
  • Os antigos
  • Antigo
  • ANTIGO
  • Velas, amuletos, incensos e pedras
  • Tetragrammaton: Símbolo e Amuleto
  • Direito antigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!