amsd f.asf

440 palavras 2 páginas
Preocupações e riscos ocupacionais
O profissional de saúde encontra-se exposto a diversos riscos na sua prática di- ária, sendo que, para minimizar, prevenir ou reduzir estes riscos, é necessária a adoção de medidas de precauções-padrão.
Precauções-padrão ou básicas são medidas de prevenção que devem ser utilizadas independente de diagnóstico confirmado ou presumido de doença infecciosa transmissível no indivíduo-fonte.
As seguintes medidas devem ser adotadas na assistência a todos os pacientes:
a) Utilizar Equipamentos de Proteção Individual – EPIs.
b) Lavar as mãos antes e após o contato com o paciente
c) Manipular cuidadosamente o material perfuro-cortante.
d) Não reencapar, entortar, quebrar ou retirar as agulhas das seringas. Se o paciente precisar de complementação anestésica de uma única seringa, a agulha pode ser reencapada pela técnica de deslizar a agulha para dentro da tampa deixada sobre uma superfície (bandeja do instrumental ou mesa auxiliar) e) Transferir os materiais e artigos, durante o trabalho a quatro mãos, com toda a atenção e, sempre que possível, utilizando-se uma bandeja
f) Manter as caixas de descarte dispostas em locais visíveis e de fácil acesso e não preenchê-las acima do limite de 2/3 de sua capacidade total.
g) Efetuar o transporte dos resíduos com cautela para evitar acidentes
h) Não afixar papéis em murais utilizando agulhas.
i) Descontaminar as superfícies com desinfetantes preconizados pelo Controle de infecções caso haja presença de sangue .
j) Submeter os artigos utilizados à limpeza, desinfecção e/ou esterilização, antes de serem utilizados em outro paciente.
l) Manter os cuidados específicos na coleta e manipulação das amostras de sangue. AS vacina mais importantes para os profissionais de odontologia são;
. vacina de src vacina contra febre amarela vacina contra hepatite B vacina contra influenza e pneumococos vacina contra tetano e difteria

Os riscos são;
Riscos fisico

Relacionados