amputação a nível de coxa: estudo de caso

Páginas: 7 (1555 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO

Amputação é a retirada de uma extremidade do corpo por um processo cirúrgico ou por acidente. No mundo da medicina, esta prática é utilizada para controlar a dor ou doença que está acometendo o membro em questão, como no caso do câncer e da gangrena. A amputação muita das vezes é vista como uma mutilação ao corpo que o incapacita ou oimpossibilita de realizar tarefas rotineiras, onde na verdade, este procedimento debelou um perigo iminente da perda da vida ou de alívio de um sofrimento (LUCCIA, 2009).
De acordo com Gamba et al (2004) A incapacidade vascular periférica é responsável por 80% de amputações de membros inferiores em indivíduos adultos. A diabetes é a principal causa entre outros casos como aterosclerose, emboliase tromboses arteriais maciças.
Para Luccia (2009) grande parte dos pacientes submetidos à amputação de causa vascular é de idoso, e esse número está aumentando em função do envelhecimento populacional e da prevalência de doenças vasculares periféricas. A incidência de amputações nesses membros aumenta após os 55 anos de idade, principalmente no sexo feminino.
Segundo Gamba etal (2004) tanto no Brasil como no mundo o diabetes mellitus representa um grave problema de saúde publica. Dados epidemiológicos informam uma crescente taxa de morbidade, mortalidade e amputações de extremidades inferiores pela presença dessa patologia.
Os seres humanos se distinguem uns dos outros por diversos aspectos. No caso dos indivíduos que sofreram uma amputação, estes carregamno seu corpo a marca desta diferença, a ausência de parte do corpo evidencia ainda mais a relação entre “perfeito” e o imperfeito, e reforça os estigmas e valores preconceituosos existentes o meio social que eles vivem.
O cuidado pré- operatório perioperatório e pós-operatório continuam a receber a mesma atenção ou até um cuidado redobrado, quando uma revascularização da extremidadefalha, daí a importância de uma assistência de enfermagem qualificada.
O tema abordado nesta pesquisa tem uma importante relevância para o mundo acadêmico e científico, pois com base na pesquisa o enfermeiro terá um excelente embasamento durante e após a amputação e cuidará da pessoa e não apenas do seu coto.
Assim diante do exposto pretende-se responder a seguinteinquietação: Quais os cuidados no pré-operatório e no pós-operatório nas amputações a nível de coxa?
1.1Objetivo
O objetivo desta pesquisa é identificar os cuidados prestados no pré-operatório e no pós-operatório de pacientes submetidos a amputação a nível de coxa.

2 REVISÃO DA LITERATURA

Quando uma amputação for ser realizada é indispensável um estudo minucioso dascondições de permeabilidade vascular no nível de amputação escolhido e uma inspeção cuidadosa dos tecidos lesados. Um coto bom deve ser firme, sem contraturas articulares, aderências cicatriciais, neuromas, porém dependerá de alguns fatores como mioplasia, miodese, hemostasis, neurectomia, sutura e posicionamento (CARVALHO, 2008).
Segundo SMELTZER e BARE (2004) a amputação de um membroinferior faz-se necessário quando ocorre a presença de doença vascular periférica progressiva, onde geralmente são por sequelas de diabetes melitus, gangrena gasosa fulminante, queimaduras, queimaduras elétricas, osteomielite crônica ou tumor maligno, deformidades congênitas. Mas dentre todas essas etiologias as doença vascular periférica é a que mais prevalece quando se trata das amputações.Ainda sobre os autores supracitados uma amputação deverá ser realizada num ponto mais distal para que haja uma recuperação bem sucedida do coto. Mas é muito importante avaliar o estado circulatório do membro por meio de exame físico e exames específicos. Sempre é desejada a presença do joelho, afinal todo tipo de amputação pode ser adaptado a uma prótese.
Para Nettina (2003), a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Solucao Estudo De Caso Nivel De Servi O
  • Estudo de caso
  • estudo de caso
  • níveis de amputação
  • ESTUDO DE CASO – DEFININDO O NÍVEL DE SERVIÇO
  • Estudo de caso
  • Nivel de satisfação dos clientes: estudo de caso de um posto de combustiveis
  • O ESTUDO DE CASO DO USO DE BUSINESS INTELLIGENCE (BI) EM NìVEL HIERÁRQUICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!