Amputação por diabetes

Páginas: 9 (2193 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO

O Diabetes é uma epidemia que já afeta mais de 200 milhões de pessoas no mundo. Até 2025, a previsão é de que esse número chegue a 380 milhões. A doença apresenta altos índices de novos casos e mortalidade, além de ter significante custo social e financeiro para a sociedade e os sistemas de saúde.(BRASIL.2006)
Estima-se que, globalmente, sua prevalênciaseja em torno de 120 milhões de indivíduos, e que entre 4 a 10% destes desenvolvem problemas no pé. No Brasil um estudo multicêntrico realizado em nove capitais encontrou uma prevalência de 7,6% entre pessoas de 30 a 69 anos de idade, sendo que destas, quase a metade ainda desconhecida ser portadora da doença e aproximadamente 25% dos diabéticos previamente diagnosticados não realizam qualquer tipode tratamento. A analise através de projeções estima que, entre 1995 e 2025, o número de indivíduos diabéticos crescerá em 42% nos países industrializados e 170% nos países em desenvolvimento. (BRASILEIRO,2004).
Diabetes constitui um importante problema da saúde pública, devido a elevadas prevalência e morbimortalidade, além do risco de desenvolvimento de complicações crônicasincapacitantes e do alto custo econômico, gerado pelo tratamento e pela redução da capacidade de trabalho de indivíduos em idade produtiva(BRASILEIRO,2004).
A Hiperglicemia sustentada ao longo do tempo determina uma série de alterações estruturais e bioquímicas em órgãos alvos, em especial olhos, rins, coração, artérias e nervos periféricos. (Rezende KF, Nunes MA.2008).A Neuropatia diabética periférica (NDP) é a mais frequente das complicações crônicas do Diabetes Mellitus (DM), presente em aproximadamente 50% dos casos(BOULTON AJM.et. al.,2004)
Trata-se de um transtorno heterogêneo que engloba uma ampla gama de anormalidades, afetando nervos periféricos, sensitivos e motores, proximais e distais (VINIAL,PARK.TS.2000)

Segundo REZENDE KF,NUNES.2008 A Interação da doença vascular, da infecção e em especial da neuropatia periférica transforma o pé diabético em um órgão-alvo de altíssimo risco. Quinze por cento de indivíduos diabéticos desenvolverão ulceração dos pés em algum momento de suas vidas e, portanto, ficarão expostos à possibilidade de amputação de membros inferiores. Oresultado é uma tragédia anunciada, e em nosso meio um grave problema de saúde publica. A cada 30 segundos um membro inferior é amputado ao redor do mundo. Aproximadamente 70% das amputações realizadas estão relacionadas ao diabetes e implicam taxas de mortalidade relativamente altas.
De acordo com os autores ARMSTROG DG, e BOULTON AJM 1998.A detecção precoce do pé em risco pode serfeita facilmente pela inspeção e avaliação da sensibilidade através de teste simples e baixo custo. O emprego dessas medidas e a educação de profissionais, pacientes e familiares podem reduzir em até 50% o risco de amputação.
Os doentes diabéticos têm um risco 15 vezes maior de serem submetido a amputação, sendo mais freqüentes na população diabética de baixo nível socioeconômico, com condições inadequada de higiene e pouco acesso a serviços de saúde.(SANTOS VP,2006et.al.,)
O Objetivo do estudo bibliográfico e de campo é sobre os moradores do município de São João de Meriti, e de seus pacientes amputados por diabetes, cadastrados no programa de visita domiciliar ( PROVID ). A cidade de São João de Meriti está localizada na Baixada Fluminense. E cortadapela Via Dutra, localizando-se a 25Km do centro da cidade do Rio de Janeiro.Sua posição geográfica é privilegiada e estratégica, pois faz divisa com cinco municípios: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nilópolis, Belford Roxo e Mesquita.

METODOLOGIA

Esta pesquisa realizou-se no programa de visita domiciliar ( PROVID) para o qual foi encaminhado um pedido de acesso aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diabetes amputação
  • amputação de membro causada por diabetes e problemas vasculares
  • Amputação
  • Amputação
  • Amputação
  • Amputaçao
  • Amputaçao
  • Amputação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!