Ampoparias do Schlichting

4396 palavras 18 páginas
CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETRÔNICA EXPERIMENTO 02

Unidade curricular: Amplificadores Operacionais Turma: 622
Professor(a): Luis Carlos Martinhago Schlichting
Data da entrega: 18/10/2013
Aluno: Mauro José Vieira Junior SEMESTRE 2013/2
SUMÁRIO

Introdução
Ao longo deste documento serão relatados os experimentos realizados acerca amplificadores operacionais especialmente duas de suas funcionalidades: a slew rate e a resposta em frequência.
Serão mostrados os métodos adotados, os materiais utilizados e os circuitos feitos para os experimentos, assim como as fórmulas e seus desenvolvimentos para garantir a compreensão do leitor.
Slew rate é a velocidade de um amplificador operacional de alterar seu estado de baixo para alto e de alto para baixo, quanto maior for este valor, mais rápido será o amplificador.
Resposta em frequência determina o limite da frequência que pode ser aplicada em um amplificador operacional antes que seu ganho seja quase reduzido a zero. Aqui, a resposta em frequência foi testada com o uso de várias frequências e a interpretação de suas formas de onda para obter conclusões sobre o assunto.
Objetivos
O primeiro objetivo era o de montar Comparadores de tensão de 1 nível com diferentes tensões de referência e diferentes circuitos integrados, alimentados por uma entrada senoidal de 4V de pico, polarizados com ±15V e obter o gráfico da saturação e os instantes de transição.
O segundo objetivo consistia na montagem de um Schimitt Trigger (Comparador de 2 níveis) com diferentes circuitos integrados (CIs), uma entrada triangular com 10V de pico e 400Hz de frequência, resistores para o controle da tensão e corrente, e ±15V para a polarização. Deveria ser feita a obtenção dos gráficos da amplitude e instantes de transição, além de mostrar a histerese obtida.
Por fim serão comparados os resultados simulados em software e os obtidos na prática

Relacionados