Ampliação do Ensino Fundamental para nove anos

Páginas: 2 (351 palavras) Publicado: 14 de dezembro de 2014
Observe a tabela de equivalência entre os regimes de 8 e 9 anos do
Ensino Fundamental:

SÉRIE – Regime de 8 anos
ANO – Regime de 9 anos


Pré – Educação Infantil
1° ANO
1ª Série
2° ANO2ª Série
3° ANO
3ª Série
4° ANO
4ª Série
5° ANO
5ª Série
6° ANO
6ª Série
7° ANO
7ª Série
8° ANO
8ª Série
9° ANO

Esta mudança provocou questionamentos, seja pelosgestores que realizaram “malabarismos” para adequar espaço, tempo, formação dos educadores e organização administrativa para garantir a execução das Leis e Normas Educacionais, dos pais que nãoconseguiram compreender as mudanças e confusos procuraram as escolas a fim de tranquilizar suas inquietações. O que todos querem é qualidade na educação. Diante do exposto responda:

a- Em quemudanças como esta traz melhorias para a educação básica?

Essa mudança foi nomeada como “Ampliação do Ensino Fundamental para nove anos”, esse programa surgiu no âmbito da competência do MEC,conforme LDB Lei nº 9.394, sinalizou para um ensino obrigatório de nove anos, a iniciar-se aos seis anos de idade. Isto se tornou meta da educação nacional pela Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, queaprovou o Plano Nacional da Educação (PNE). Com finalidade de assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar com maiores oportunidades de aprendizagem.
O novo sistema tem trazidomelhorias no desenvolvimento escolar em um aspecto físico, emocional, cognitivo, ético, psicológico, intelectual, social e cultural, tendo em vista alcançar os objetivos do ensino fundamental, semrestringir a aprendizagem das crianças de seis anos de idade à exclusividade da alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos, ampliando as possibilidades de aprendizagem, com muitomais qualidade na Educação Básica. Pois ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças terão um tempo mais longo para as aprendizagens da alfabetização e do letramento, alcançando maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ensino fundamental nove anos
  • ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
  • ENSINO FUNDAMENTAL NOVE ANOS
  • ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS A
  • Ensino fundamental de nove anos
  • O ensino fundamental de nove anos
  • ensino fundamental de nove anos
  • Ensino fundamental de nove anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!