Ampificadores Operacionais (AmpOp)

2572 palavras 11 páginas
Amplificadores Operacionais (Amp Ops)

1) Introdução:
Este texto visa fornecer conhecimentos básicos para a utilização dos amplificadores operacionais (amp ops). Veremos vários circuitos onde serão abordadas todas as suas particularidades e serão mostradas formulas práticas para o rápido projeto desses circuitos. Serão mostrados circuitos somadores, subtratores e comparadores além de fornecer conhecimento das particularidades do amplificador operacional. O amplificador operacional é um amplificador de corrente contínua multiestágio, com entrada diferencial, cujas características se aproximam de um amplificador ideal.

2) Principais Características:
a) Resistência de entrada infinita;
b) Resistência de saída nula;
c) Ganho de tensão infinito;
d) Resposta de freqüência infinita;
e) Insensibilidade à temperatura.

3) Funcionamento:
O amplificador operacional é um componente eletrônico compacto construído da junção de resistores, capacitores e transístores. Este componente, no passado, era largamente utilizado para computar as operações matemáticas como soma e integrações. Por isso, recebe o respectivo nome. De acordo com o avanço tecnológico, o amplificador operacional foi anexado ao nome devido a sua versatilidade em implementações antes complexas e nos mais variados projetos. Sua representação gráfica é dada pela Figura 01, abaixo: Figura 01 - Amplificador Operacional.
Onde:
O amplificador operacional possui duas entradas e uma saída onde a função é apresentar na saída o múltiplo da diferença entre as duas entradas onde "A" é o ganho de tensão do dispositivo.
4) Aplicações:
É muito difícil enumerar a totalidade das aplicações deste componente, mas podemos dizer que sua utilização está presente na maioria dos equipamentos de sistemas de controle industrial, instrumentação nuclear e petroquímica, equipamentos médicos, computadores, etc.
5) Código de Fabricantes:
Existem inúmeros de fabricantes de circuitos integrados no mundo e cada

Relacionados