Ampiente competitivo

298 palavras 2 páginas
Ambiente Competitivo
Definição
O ambiente competitivo existe num contexto global, porque já não se resume às empresas que nos rodeiam, mas sim a todo o mundo. Sendo assim as novas tecnologias, mais precisamente aquelas relacionadas com as “redes”, permitem melhor organização e comunicação entre as unidades de negócio e o mercado.
Algumas empresas conseguem sobreviver apostando apenas numa pequena parte do mercado mas cada vez mais têm mais dificuldade em o fazer. Portanto, concluímos que hoje em dia esse é um dos grandes desafios das empresas.
(Ricardo Silva, 2003)
Quem trabalha nesta área deverá ter sempre em empresas consideração os seguintes fatores: planejamento estratégico, previsão de vendas e orçamento. Como a análise do ambiente competitivo não é uma atividade linear, tende a alterar o comportamento ao longo do ano. Portanto, é necessário ver e rever periodicamente o processo para preservar a posição da empresa no ambiente. Um gestor cuidadoso deve então estar atento a todos estes fatores.
(Jr., 2009)
Citações
“As pessoas em todos os níveis da organização são consideradas os parceiros que conduzem os negócios da empresa, utilizam a informação disponível, aplicam seus conhecimentos e habilidades e tomam as decisões adequadas para garantir os resultados desejados. Esse passa a ser o grande diferencial, a vantagem competitiva obtida através das pessoas.”
(CHIAVENATO, 2004, P. 515)
"a compreensão de que a competição pelo futuro é uma competição diferente". "a competição pelo futuro é uma competição pela criação e domínio das oportunidades emergentes – pela posse do novo espaço competitivo. Criar o futuro é um desafio maior do que acompanhá-lo, para o qual é preciso criar seu próprio mapa".
(Hamel e Prahalad,1995, p.26)

"o instrumento básico para diagnosticar a vantagem competitiva e encontrar maneiras de

Relacionados