amperimetro

Páginas: 16 (3900 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 
 
Schuch Engenharia - Colégio Técnico Industrial 
 
6
1.3. Amperímetro:
1.3.1. Função do Aparelho: 
Instrumento usado para medir Intensidade de Corrente que percorre um circuitoelétrico.
1.3.2. Importância do amperímetro: 
A importância do amperímetro está em se conhecer o valor da corrente elétricade um circuito qualquer, da qual todo circuito elétrico em funcionamento édependente,ou seja, o motor utiliza o efeito do campo magnético criado pela corrente. Umaquecedor faz uso da agitação térmica dos elétrons para produção energia térmica. Umcircuito eletrônico utiliza a variação da corrente no decorrer do tempo, etc.
1.3.3. Tipos de Amperímetro: 
Quanto ao princípio de funcionamento:  · Amperímetro com bobina móvel;· Amperímetro Eletrodinâmico;· Amperímetro de ferro-móvel;· Amperímetro de fio quente;
· 
Amperímetro de indução e campo girante.
 
Amperímetro com bobina móvel:É constituído por um imã permanente, muito estável no tempo, com asextremidades oportunamente harmonizadas em cujo campo, tanto quanto possíveluniforme está adaptada uma bobina móvel de fio fino enrolada em várias espiras, comliberdade de girar em torno do seu eixo. Esses aparelhos servem para medircorrentecontínua e não são apropriados para CA.Amperímetro eletrodinâmico:Difere do anterior porque nele não há imã permanente, substituído por umabobina fixa também percorrida pela corrente a ser medida. A mútua reação entre oscampos das duas bobinas determina o deslocamento da móvel, cuja elongação éproporcional ao valor da corrente. Eles são capazes de medir tanto Corrente Contínua

 
 Schuch Engenharia - Colégio Técnico Industrial 
 
7
quanto Corrente Alternada. No caso de CA, o instrumento tem como leitura o valoreficaz da corrente.Amperímetro de ferro-móvel:Neste tipo de Amperímetro a bobina é fixa, enquanto o equipamento móvel éconstituído por uma pequena armadura de ferro doce, a qual no momento dapassagem da corrente na bobina e com conseqüente criação de campo magnético,magnetiza-sepor indução e tende, portanto, a deslocar-se para o ponto de equilíbrio,onde o campo é mais intenso, contrastada pela reação das molas. A ação sobre apequena armadura não depende do sentido da corrente, portanto esses amperímetrospodem medir tanto CC quanto CA. Além disso a corrente não deve chegar aoequipamento móvel e, portanto, estes instrumentos são muito simples e robustos e,assim, muitoapropriados para empregos industriais.Amperímetro de fio quente:É constituído por um fino fio condutor cujas extremidades estão ligadas aospequenos terminais fixos A e B. Na parte central o fio está mecanicamente ligado, masisolado eletricamente de um segundo fio que se enrola em uma pequena roldana, naqual está ligado o índice do instrumento. O sistema é mantido em tensão por umamola. Através dosterminais A e B, o aparelho é inserido em série no circuito. Acorrente percorre o fio AB, no qual se dissipa uma potência definida pela lei de Joule.Portanto o fio se aquece e o seu conseqüente alongamento determina a ação de umamola, a rotação de uma roldana e o deslocamento da escala. Esse tipo de aparelho émuito simples e compacto e, portanto, robusto e apropriado para fins industriais,permitemedidas de correntes Contínuas e Alternadas.Amperímetro de indução de corrente girante:Esses dois tipos de Amperímetros utilizam o fenômeno da induçãoeletromagnética entre o circuito percorrido por uma corrente e um circuito nãopercorrido pela corrente a ser medida, fazendo parte do equipamento móvel. Elesservem, portanto para medir somente correntes alternadas, e o seu funcionamento éidêntico ao dosmotores elétricos de indução, com a única limitação do movimento,devido à presença das molas de reação.
1.3.4. Forma de Ligação: 
O amperímetro deve ser ligado em série com o circuito a ser medido, pois possuiuma resistência muito baixa, devido ao número reduzido de espiras com fio de seçãoavantajada, fazendo com que toda a corrente do circuito circule por sua bobina.

 ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amperímetro
  • Amperimetro
  • Amperímetro
  • amperímetro
  • amperimetro
  • Amperimetro
  • amperimetro
  • Amperímetro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!