Amper Metro Eletrodin Mico

606 palavras 3 páginas
Amperímetro eletrodinâmico
Como já é de nosso conhecimento, os instrumentos eletrodinâmicos possuem duas bobinas, uma fixa e outra móvel, assim, para medirmos grandezas elétricas é necessários que façamos as ligações de ambas para podermos efetuar alguma medição. A maneira correta de ligarmos é a seguinte:

Como podemos ver no esquema, a bobina fixa é ligada em paralelo e a bobina móvel em série e ambas em série com o circuito de onde se deseja efetuar uma medida de corrente elétrica. Podemos concluir com isto, evidentemente que existem duas indutâncias em série com as bobinas fixa e móvel. Estas indutâncias são necessárias para possibilitarem a coincidência entre as fases das duas bobinas. Como já foi visto anteriormente, as duas bobinas possuem além de resistência própria diferentes entre elas, ainda possuem um número de espiras diferentes, o que faz com que a indutância entre ambas seja diferente. E esta diferença de indutância provoca um atraso de fase da corrente de uma bobina em relação a outra. Como já sabemos, para que um instrumento funcione corretamente necessitamos que a inversão de polarização da corrente (caso de C.A.), ocorra ao mesmo tempo em ambas, e isto somente é possível de ocorrer se construirmos o aparelho tal como na figura 2, respeitando a relação de ωLF e ωLM. Na situação citada, como I = I M + IF então IF = KF I e I M = KM I e ainda:

de onde obtemos: o que nos leva a concluir que a escala de um amperímetro eletrodinâmico équadrática.
Considerações finais: Dois conjuntos de amperímetros eletrodinâmicos são fabricados: para medidas de até 500 mA onde as bobinas fixa e móvel são conectadas em série e acima disto de acordo com a figura 2.

Voltímetro eletrodinâmico
Temos a seguir o esquema básico de um voltímetro eletrodinâmico:

Neste caso, as bobinas fixas e móveis estão ligadas em série e o resultante em paralelo com a rede. Para melhorar o comportamento em corrente alternada não é usual o emprego de resistência SHUNT, ao invés

Relacionados

  • Sistemas de potência
    49540 palavras | 199 páginas