AMPE Aula 08 Resumo OK

1168 palavras 5 páginas
Resumo
Aula-tema 08: O Panorama Econômico e Social e
Indicadores Quantitativos e Qualitativos
É preciso que o pequeno empreendedor reflita sobre a importância das declarações estratégicas e de algumas técnicas administrativas como fatores norteadores de posicionamento de mercado. A definição da missão e visão da micro e pequena empresa, bem como a análise dos ambientes internos e externos da organização, tornam-se fatores condicionantes para obtenção de sucesso no atual ambiente competitivo em que a empresa contemporânea está inserida.
A missão de uma empresa especifica o negócio no qual ela pretende competir e os clientes aos quais pretende atender, criando características únicas que a diferenciará dos seus rivais (HITT apud SILVA, 2010). É a razão de ser da empresa, discutida entre todos os níveis da organização.
A visão de uma empresa é a situação altamente desejável de uma realidade futura, devendo

ser

descrita

de

forma

simples,

clara

e

objetiva.

O conceito de visão norteia as atividades e os processos para atingir o futuro desejado, levando em consideração os ambientes externos e internos da empresa, pois é com base no ambiente externo (mercado, consumidores, economia, sociedade) que ela direcionará seus objetivos, e é no ambiente interno que eles se farão alcançáveis e atingíveis. (SILVA, 2010)
Para a implementação de uma estratégia de sucesso, o pequeno empreendedor deve considerar ainda a análise dos ambientes de uma organização.
Uma análise ambiental permite detectar os acontecimentos do ambiente externo, analisando seus impactos no ambiente interno, detectando as ameaças e as oportunidades trazidas pelas tendências ambientais, e as forças e fraquezas da organização para lidar com tais tendências. Utiliza-se para esta análise a Matriz
SWOT que, traduzida para o português, significa a Matriz das Forças, Fraquezas,
Oportunidades e Ameaças. A Matriz SWOT permite identificar os fatores e situações que afetam a empresa no cumprimento de sua Missão e

Relacionados