AMOSTRAGEM NÃO PROBABILISTICA

Páginas: 10 (2406 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013










AMOSTRAS NÃO PROBABILÍSTICA


Docente:
Adilson Valnier
Discentes:
Adriana S. Martins
Elenice Paulo
Joseane Umbelino
Lidiane Nogueira
Michele Oliveira
Mônica Vanzini
Narda Patrícia






Porto Velho, RO.
2013Introdução

Neste trabalho será abordado o tema "amostragem não probabilística", destacando as situações em que seu uso é adequado e suas limitações.
Muito se discute sobre a decisão de se realizar uma amostragem probabilística e não probabilística, considerando fatores como confiabilidade dos dados, disponibilidade de recursos e adequação à situação da pesquisa.
O interesse em conhecer esseassunto está atrelado à viabilidade de realizar uma pesquisa quantitativa com amostras não probabilísticas em trabalhos acadêmicos, em função de limitações de tempo e recursos – fatores comuns no desenvolvimento de dissertações e teses.
Inicialmente será feito uma revisão bibliográfica sobre os principais conceitos de amostragem e quais são as limitações do uso de amostragem não probabilística.A discussão desses problemas foi realizada com base na fundamentação teórica do assunto. Também foram apresentados resultados de três estudos para ilustrar a operacionalização da discussão sobre usos de amostragem não probabilística.















CONCEITOS GERAIS DE AMOSTRAGEM

A amostragem é uma etapa de grande importância no delineamento da pesquisa capaz de determinar avalidade dos dados obtidos.
Sua idéia básica refere-se "à coleta de dados relativos a alguns elementos da população e a sua análise, que pode proporcionar informações relevantes sobre toda a população".
Um plano de amostragem deve responder às seguintes questões: quem pesquisar (unidade de amostragem), quantos pesquisar (o tamanho da amostra) e como selecionar (o procedimento da amostragem). Adecisão de quem pesquisar exige que o universo seja definido de modo que uma amostra adequada possa ser selecionada. As entrevistas realizadas com o público correto são fatores básicos para a validade do estudo. O tamanho da amostra depende do orçamento disponível e do grau de confiança que a empresa quer alocar aos resultados.
O procedimento de amostragem pode ser realizado por meio de umaamostra probabilística ou não probabilística. No primeiro caso, os resultados podem ser projetáveis para a população total, já no segundo caso, os resultados não podem ser generalizados.
Há vários tipos de amostras e planos de amostragem, deve ser estabelecida uma diferenciação fundamental na definição de amostragens probabilísticas e não probabilísticas.
Amostragem probabilística é aquela em que cadaelemento da população tem uma chance conhecida e diferente de zero de ser selecionado para compor a amostra.
As amostragens probabilísticas geram amostras probabilísticas. Amostragem não probabilística é aquela em que a seleção dos elementos da população para compor a amostra depende ao menos em parte do julgamento do pesquisador ou do entrevistador no campo.
Tipos de Amostras NãoProbabilísticas
Existem três tipos básicos e três variações desses tipos de amostras não probabilísticas.
Amostras por Conveniência ou Acidentais
São selecionadas, como o próprio nome diz, por alguma conveniência do pesquisador. É o tipo de projeto de amostragem menos menos confiável, apesar de barato e simples. É utilizado, frequentemente, para testar ideias ou obter ideias sobre determinado assunto deinteresse. Enganosamente, esta, esta forma de amostragem pode dar a impressão de ser tão boa que pareça desnecessário utilizar outras formas mais sofisticadas e precisas. Amostras por conveniência prestam-se muito bem aos objetivos da pesquisa exploratória, e não são recomendadas para pesquisas conclusivas. Algumas exemplos de amostras por conveniência:
Solicitar a pessoas que voluntariamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amostragem Probabilística e não probabilística
  • amostragem probabilística e não probabilistica
  • Amostragem probabilística e não-probabilística
  • Amostragem Não Probabilistica
  • Amostragem não probabilistica
  • Amostragem Não Probabilística
  • Amostragem não probabilística
  • Amostragem não-probabilistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!