Amostragem - Amostras Deformadas e Inderformadas

1968 palavras 8 páginas
1 INTRODUÇÃO

Quando uma porção qualquer de solo precisa ser analisada, geralmente não há a possibilidade de que todo o solo seja caracterizado, neste caso, é necessário que amostras do referido solo sejam coletadas para análise. Essas amostras devem ser o mais representativa possível do solo original.
Ao iniciar qualquer análise do solo, os seus objetivos devem ser definidos , pois são fatores fundamentais no planejamento do programa a ser executado (definição da densidade, da posição dos pontos de amostragem, dos procedimentos de campo, dos métodos de conservação das amostras e das necessidades analíticas). A partir dos objetivos estabelecidos, são determinados o grau de detalhe e a precisão a ser adotados no programa de amostragem indicado para a área.
Na definição dos objetivos, é de suma importância levar-se em conta toda informação preexistente do local ou mesmo aquelas existentes em locais similares ao caracterizado. Em caso de áreas, onde as informações são escassas, pode ser necessária a realização de estudos iniciais, como a aplicação de métodos geofísicos e de "screening", antes que sejam definidos os objetivos finais da amostragem.
Portanto, deve ser enfatizado que a execução com sucesso dos objetivos delineados depende diretamente da qualidade do programa de amostragem planejado e da sua perfeita execução.

2 RETIRADA DE AMOSTRAS

A caracterização de um solo, através de parâmetros obtidos em ensaios de laboratório, depende, simultaneamente, da qualidade da amostra e do procedimento dos ensaios. Tanto para a amostragem quanto para os ensaios existem normas, brasileiras e estrangeiras, que regem o assunto e que, portanto, devem ser obedecidas.
Em qualquer laboratório de geotecnia, dois tipos de amostras são utilizadas na realização desses ensaios: a amostra deformada e a amostra indeformada.
É importante ressaltar

Relacionados

  • TRABALHO DE FUNDAÇÕES
    4465 palavras | 18 páginas
  • Esmacc
    5165 palavras | 21 páginas