AMORTEDACOMPETIO 20150301164931 1

2263 palavras 10 páginas
A MORTE DA COMPETIÇÃO

James Moore é um guru da administração extremamente improvável. Afinal, tem doutorado em psicologia cognitiva e foi professor de 2º grau na área de artes e fotografia, uma formação bastante distante de um mestrado em administração em Harvard. No entanto, Moore escreveu o indefectível artigo na Harvard Business Review – todos os gurus tem que produzir pelo menos um – e seu livro, The Death of Competition, obteve atenção e respeito suficientes para alçá-lo à lista dos “novos estrategistas” da Business Week em 1996. O argumento de Moore é que na economia atual, vence a inovação. Praticamente todas as empresas, segundo ele, podem obter recompensas financeiras significativas se criarem produtos, serviços e processos inovadores de forma mais eficiente e eficaz do que outras empresas do setor. Porém, acrescenta ele, precisamos de um truque para que isso aconteça.

“Qualquer dada inovação exige que existam clientes e fornecedores. E, quanto mais radical (e freqüentemente mais valiosa) for à inovação, mais profundo e amplo deve ser o envolvimento dos outros jogadores, sobretudo os clientes. Isso valoriza o aprendizado da administração de uma comunidade ou rede de organizações muito ampla, na qual todos os jogadores compartilham de uma visão sobre como concretizar essa inovação. Na verdade, atualmente o principal fator que limita a inovação não é a carência de boas idéias, tecnologia ou capital. É a incapacidade de obter a cooperação em comunidades diversas de jogadores que devem se tornar partes integrantes de um processo abrangente”.

Hoje, a cooperação é tão ou mais importante do que o combate no estilo antigo, onde o vencedor colhe todos os louros. De fato, diz Moore, essa antiga ferocidade morreu; e se não reconhecer isso, você e a sua empresa estarão em apuros. Não se pode mais fazer tudo sozinho. O velho tipo de competição meu produto versus o seu produto ignora o contexto ou ambiente dentro do qual vocês fazem negócios, e esse contexto é

Relacionados