amorereee

1162 palavras 5 páginas
A qualificação profissional era o que faltava para que a cadeia produtiva do couro de jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare) ficasse completa em Cáceres. O curso de confecção de artefatos de couro, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) em parceria com o Governo do Estado, dá condições para que uma pequena fábrica seja instalada no município e comece a produzir artigos a base de couro de jacaré. O objetivo das entidades, ao oferecer a qualificação, é atender as necessidades identificadas no setor, fechando desta forma todo o processo produtivo no próprio município.
A Cooperativa de Criadores de Jacaré do Pantanal (Coocrijapan), que já administra um criatório e um frigorífico, quer expandir o negócio com a instalação da fábrica e de um curtume especializado em couro de jacaré. Atualmente, o couro é enviado para curtumes em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, onde é tratado, curtido, tingido, pronto para a confecção dos produtos, que são fabricados em Franca. Com o curso essa realidade vai mudar e o dinheiro que é pago para as fábricas e curtumes fora de Mato Grosso irá circular no Estado, para as famílias de Cáceres e região, trazendo uma nova perspectiva econômica ao município.
O diretor administrativo da cooperativa, Wilson Girardi, que já fez uma visita aos alunos do curso, acredita que no início a pequena fábrica terá capacidade para produzir peças como chapéus, botas, cintos, carteiras, maletas, sapatos, entre outros produtos. "Era o que faltava para a realização dessa etapa do nosso projeto de expansão dos negócios. A mão-de-obra qualificada é fundamental dentro disso. Pretendemos começar com 10 trabalhadores, podendo aumentar conforme os resultados. Queremos fechar o ciclo produtivo, trabalhando desde o criatório, o abate do animal, até o curtimento do couro e a confecção dos produtos, agregando valor e gerando renda".
O mercado consumidor já está garantido, garante Girardi. "A Casa do Jacaré será o local de

Relacionados