Amorah11

618 palavras 3 páginas
Recristalização
I. Introdução
Recristalização é o principal método para purificar compostos sólidos. As impurezas podem incluir uma combinação de impurezas insolúveis, solúveis e parciais. Para obter um composto puro estas impurezas devem ser removidas. Cada um é removido em uma etapa separada no procedimento de recristalização.
Nesta técnica, um composto impuro sólido é dissolvido em um solvente e depois permitir que lentamente cristalizar-se enquanto a solução esfria. Na cristalização, há uma formação lenta e seletiva do quadro de cristal, resultando em um composto puro.
O processo de recristalização depende da propriedade que para a maioria dos compostos, como a temperatura de um solvente aumenta, também aumenta a solubilidade do composto no solvente. Um exemplo, o açúcar comum é muito mais dissolvido em água muito quente (logo abaixo do ponto de ebulição) do que em água à temperatura ambiente. O que acontecerá se uma solução concentrada de água quente e açúcar é permitida a esfriar à temperatura ambiente? Como a temperatura da solução diminui, a solubilidade do açúcar na água também diminui, e as moléculas de açúcar começarão a se cristalizar. Este é o processo básico que se passa na recristalização de um sólido.
II. Objetivos
Separar o dicromato de potássio de impurezas presentes na mistura utilizando a técnica de recristalização.
III. Materiais e Métodos
a. Materiais utilizados:
Argola; Balança de precisão; Bastão de vidro; Bécher de 100ml; Espátula; Erlenmeyer de 125 mL; Funil analítico; Funil de transferência de sólido; Mufa; 2 Papéis de filtro; Pinça; Placa de aquecimento e agitação; Suporte universal; Tela de amianto; Vidro de relógio; 3 gramas dicromato de potássio impuro; 20 ml de água destilada.
b. Métodos:
Foi aquecido 20 ml de água destilada em bécher de 100ml chegando ao seu ponto de ebulição. Usando uma balança de precisão pesamos 3,00g de dicromato de potássio em vidro de relógio. Transferimos dicromato de potássio através de um funil

Relacionados