amor

Páginas: 5 (1058 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
O que são lipídios 
Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo. Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).Funções dos lipídios
Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:
- Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.
- Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
 - Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
- Facilitação de determinadas reações químicas queocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.
VLDL (Very low-density lipoprotein)
LDL (Low-density lipoprotein)
HDL ( High-density lipoprotein)
O VLDL transporta triglicerídeos e um pouco de colesterol.
O LDL transporta colesterol e um pouco de triglicerídeos.
O HDL faz ocaminho inverso, tira colesterol dos tecidos e devolve para o fígado que vai excretá-lo nos intestinos.
Elevadas concentrações de VLDL e o LDL estão associados a deposição de gordura na parede dos vasos, levando a formação de placas. Esse processo é chamado de aterosclerose. Essas placas de gordura diminuem a luz dos vasos. Também causam lesão direta na parede, diminuindo a elasticidade dasartérias. Tudo isso favorece a obstrução do fluxo de sangue e do aporte de oxigênio e nutrientes aos tecidos. O resultado final é o infarto, o AVC, a isquemia dos membros etc...
O aumento do colesterol é chamado de dislipidemia.
Enquanto que o LDL e o VLDL levam colesterol para as células e facilitam a deposição de gordura nos vasos, o HDL faz o inverso, promove a retirada do excesso de colesterol,inclusive das placas arteriais.
Por isso, denominamos o HDL como colesterol bom e o VLDL e o LDL como colesterol ruim.
A produção das lipoproteínas é regulada pelos níveis de colesterol. Colesterol derivado de gorduras saturadas e gordura trans favorecem a produção de LDL enquanto que gordura insaturada, encontrada no azeite, peixes e amêndoas, por exemplo, promove a produção do HDL.
Orientaçõesnutricionais coronariana
Soja
A soja tem sido alvo de muitos estudos e sua eficácia é comprovada quanto ao seu efeito hipocolesterolêmico.
Aveia
As fibras viscosas e solúveis, inclusive o B-glicano presente na aveia, possuem propriedades hipocolesterolêmicas.
Linhaça
A linhaça é um alimento vegetal único que oferece benefícios potenciais para a saúde cardiovascular, pois é fonte importantede ácido a-linolênico (ômega-3) e de lignanas, uma classe de fitoestrógenos. 
Nozes
As nozes foram o primeiro fruto seco a ser investigado com relação aos benefícios que sua ingestão poderia trazer à saúde do coração, porém vários estudos mostraram que amêndoas, macadâmias, pistaches, avelãs e pecãs podem efetuar redução significante no colesterol total e LDL-c, se consumidos como parte de umadieta com baixos teores de gordura saturada e de colesterol. 
Estanol vegetal e ésteres de esterol
São componentes naturais, presentes apenas em alimentos de origem vegetal, que reduzem o colesterol devido à sua capacidade de reduzir a absorção do colesterol no intestino.
Prebióticos
A inulina e os fruto-oligosacarídeos (FOS) ou oligofrutoses são oligossacarídeos resistentes, ou seja, sãocarboidratos complexos de configuração molecular que os torna resistentes à ação hidrolítica da enzima salivar e intestinal, fazendo com que essas fibras atinjam o cólon com produção de efeitos protetores sobre a microflora colônica.
Probióticos
Os probióticos são organismos vivos que quando ingeridos em determinado número exercem efeitos benéficos à saúde.
Tomate
O tomate possui um pigmento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • amor
  • O amor
  • amor
  • amor
  • amor
  • Amor
  • Amor
  • amor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!