Amor secreto: contos de amoe e desamor

345 palavras 2 páginas
TRABALHO DE PESQUISA

Rio de janeiro
03/12/2012
Análise Temática do Texto:
Amor secreto: contos de Amor e Desamor –(PAYNO, Manuel).
Editora: Agir 2010 – Organização (COSTA, Flávio Moreira da)

Amor Secreto neste conto, trata de um amor impossível, uma paixão louca e arrebatadora que Alfredo, personagem e narrador sente por Carolina. Apesar de todos os ingredientes românticos o que poderia ser um conto de fadas, vai terminar com sentimentos e uma emoção real.
O amor é impossível porque Alfredo é humilde de finanças, já Carolina é uma moça linda da alta sociedade. O destino impede-o de declarar o idealizado. O amor que sente é tanto, que continuou forte mesmo depois de saber que Carolina não era a “santa” que imaginava em seus melhores sonhos. Mesmo sabendo que ela teve oito amantes, ele continuava amando da mesma forma.
Porém sua tristeza não poderia ser maior, porque Carolina desceu a sepultura, sem que ele pode-se confessar o seu amor.
As descrições sentimentais, a exaltação, os suspiros os desmaios, identificam que sua atitude é completamente sincera, mesmo quando um homem não tem riquezas ele pode ser leal e sentimentos puros. A dificuldade é que ninguém manda no coração e amar com “alma” é algo muito profundo. O paradoxo é que Alfredo sofria de amor e não conseguia revelar para sua amada por causa da classe social e da frivolidade de Carolina, mas nada o fazia parar de pensar , continuava amando incondicionalmente.
Mesmo encontrando mulheres lindas pela vida, todas eram indiferentes, pois não tinha olhos para tais, a ponto de pensar que se tive-se poderes à livraria daquele caminho em que se encontrava, destituida da moral da sociedade .
Carolina morreu, sem saber do amor secreto de Alfredo, depois que enterrou seus rstos mortais, também deixou ali as únicas ilusões de sua vida.
A conclusão do Autor é que todo esse amor foi um sofrimento lindo e puro, porém no final percebeu que tudo não passou de uma grande ilusão.
O texto mostra

Relacionados