Amor líquido e amor sólido

Páginas: 7 (1675 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
1947545-56515000
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E SOCIAIS APLICADAS – CCEA
LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR (A): JANINE DIAS
ANTONIO CARLOS/FELIPE XAVIER
JUSSARA PEREIRA/KARINA MARTINS
MAÍSA FERREIRA/MARIA ISABEL
RODOLFO MOREIRA
SEMINÁRIO:
BAUMAN EM FOCO -
Apaixonar-se e desapaixonar-se.
PATOS-PB
JULHO 2014SEMINÁRIO: GRUPO 1BAUMAN EM FOCO: apaixonar-se e desapaixonar-se.
BAUMAN, Zigmunt. Apaixonar-se e desapaixonar-se. In: ____. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro. Jorge Zahar: 2004.
APRESENTAÇÃO
O trabalho ora proposto a esse grupo tem como objetivo apresentar para a turma o entendimento a cerca do que trata o primeiro capitulo do livro “Amor liquido: sobre afragilidade dos laços humanos” (2004) do escritor polonês Zigmunt Bauman, denominado “Apaixonar-se e Desapaixonar-se”. Nosso intuito é explorar o capítulo de forma didática e com a participação de toda a turma; para tanto após a explicação sucinta das principais ideias do capítulo faremos um debate com a turma através de uma dinâmica de ideias que sem os colegas saberem estarão embaixo de algumascadeiras/carteiras; conforme os membros do grupo forem falando os alunos terão que ir entrando do debate e expondo suas opiniões e ou criticas a cerca do que está sendo discutido. Ao fim deste podemos fazer algumas considerações finais e a professora poderá fazer suas intervenções e/ou avaliação do grupo e da turma.
O livro de BaumanEm "Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos", ZygmuntBauman esclarece que o livro busca esclarecer, registrar e apreender sobre a misteriosa fragilidade dos vínculos humanos, o sentimento de insegurança que ela inspira e os desejos conflitantes de apertar os laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos. No liquido cenário da vida moderna, os relacionamentos talvez sejam os representantes mais comuns, agudos, perturbadores e profundamente sentidos daambivalência. É por isso que se encontram tão firmemente no cerne das atenções dos modernos e líquidos indivíduos-por-decreto, e no topo de sua agenda existencial. Uma "rede" serve de matriz tanto para conectar quanto para desconectar por escolha. Elas são "relações virtuais" que parecem feitas sob medida para o líquido cenário da vida moderna. Diferentemente dos "relacionamentos reais", é fácilentrar e sair dos "relacionamentos virtuais". As relações virtuais estabelecem o padrão que orienta todos os outros relacionamentos.
O capítulo 1, "Apaixonar-se e desapaixonar-se”Nesse primeiro capitulo, de forma didática e explorando outros autores ou personagens da histórias, Bauman afirma que o amor e a morte são os dois principais personagens desta história. Ambos são eventos que ocorrem no tempohumano. Assim, não se pode aprender a amar, tal como não se pode aprender a morrer. O autor afirma que existem pessoas que são particularmente "propensas" ou "vulneráveis" ao amor. Há bases bastante sólidas para se ver o amor, e em particular a condição de "apaixonado", como uma condição recorrente, passível de repetição, que inclusive nos convida a seguida tentativas.
Bauman aponta que asrelações humanas estão cada vez mais flexíveis, gerando níveis de insegurança que aumentam a cada dia. Os seres humanos estão dando mais importância a relacionamentos em “rede” que podem ser desmanchados a qualquer momento e muito facilmente. Se algo o desagrada basta excluí-lo ou bloquear o acesso dele a sua rede. O contato virtual tornou-se uma forma segura de manter um relacionamento em detrimento aosrelacionamentos reais, nem tão passíveis as nossas escolhas, desejos e, por isso, parecem insatisfatórios quando comparados ao que a “proteção virtual” pode oferecer. Outro problema que está na sociedade atual é a insegurança.
Os relacionamentos em geral, estão sendo tratados como mercadorias. Se existe algum defeito, podem ser trocadas por outras, mas não há garantia de que gostem do novo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amor liquido
  • Amor líquido
  • AMOR LIQUIDO
  • Amor liquido
  • Amor liquido
  • Amor Líquido
  • amor liquido
  • amor liquido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!