Amor de perdição

Páginas: 2 (484 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Os aspectos formais
O romance passional camiliano desenvolve-se sobre:
         paixões que fazem enlouquecer;
         personagens principais, que se exprimem em diálogos cheios de retórica esentimentalismo;
         interveniente secundários, muito verdadeiros e muito vivos, dialogando numa linguagem colorida e plebéia;
         dramatização dialogal intensa e economia descritiva;         mistura do sátira e comentários críticos do autor com a ação sentimental.

NOME DA NOVELA: Amor de perdição
Autor: Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco
Ano de publicação: 1862
Número decapitulo: XX
SINTESE DO ENREDO
Amor de perdição, tem como subtítulo Memórias duma família. De fato, Camilo Castelo Branco narra episódios da família Correio Botelho, ou seja, de sua própria família,o protagonista é Simão Botelho, apresentado como tio do autor. A novela foi escrita durante quinze dias, em uma das celas da cadeia da Cidade do Porto (Camilo e sua amante, Ana Plácido, estavam presossob acusação de adultério). A ação pode ser assim resumida: os jovens Simão Botelho e Teresa Albuquerque, ambos com quinze anos apaixonam-se, mas as famílias são inimigas, Teresa está prometida paraum primo seu, Baltasar Coutinho. Este, acompanhado de dois criados, arma uma tocaia para Simão, que mata os criados e fere Baltasar , pai de Teresa a interna num convento da cidade do Porto; Simãorefugia-se na casa de um enfermeiro, João da Cruz, pai de Mariana, agora órfã, passa a viver em função de Simão.

A:

Mariana: É personagem importante na elaboração da trama, uma vez que participade momentos importantes do enredo. Ama Simão, ainda que este não perceba a princípio os seus sentimentos. Seu amor é submisso e contenta-se apenas de estar perto de seu amado. Podemos dizer que seuamor é de servidão, pois aceita servir a Simão sem esperar nada em troca. Conhece a superioridade social de seu amado e reconhece a impossibilidade da realização plena de seu amor. Representa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amor e perdiçao
  • Amor de Perdição
  • amor de perdição
  • Amor de Perdicao
  • Amor de perdição
  • Amor de perdição
  • Amor de perdição
  • Amor de Perdiçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!