Amor de perdição - camilo castelo branco

Páginas: 2 (400 palavras) Publicado: 4 de março de 2013
Amor de perdição – Camilo castelo Branco
Amor de Perdição é a história do amor de Teresa e Simão ("triste história do meu tio paterno Simão Botelho"), dois vizinhos de famílias rivais que seapaixonam e são separados pela rixa familiar dos Albuquerque com os Botelho. O pai de Teresa ainda a tenta casar com Baltasar Coutinho, seu primo, mas ela se nega e seu pai a manda para um convento. Ela eSimão passam a se corresponder com a ajuda de vários cúmplices, especialmente o ferrador João da Cruz que hospeda Simão e sua filha Mariana, que se apaixona por Simão e o ajuda fielmente.

Quando Simãotenta se encontrar com Teresa ele briga com Baltasar e este cai morto com uma bala na cabeça. Simão confessa o crime (mas o assassino fora João) e vai para a cadeia do porto. Teresa, que a estasalturas já foi transferida para outro convento, também no Porto, continua a correspondência. Simão sobrevive assim por 2 anos e 9 meses com a ajuda de Mariana, que permanece fiel a ele. O pai de Simão, ocorregedor Domingos Botelho, que a princípio não o ajudara, consegue que a pena seja comutada de forca para degredo de 10 anos para a Índia. Após estes 2,75 anos Simão vai sendo levado para o degredo(e Mariana o vai seguindo) e vê do navio Teresa no convento.

O navio zarpa e ela morre. Dez dias depois, durante a viagem, Simão morre e Mariana se atira ao mar junto com seu corpo. As cartastrocadas por Teresa e Simão vão junto com os corpos para o mar, mas os marujos conseguem salvar os papéis e entregam para a família de Simão.
Passada toda no começo do século XIX, a história cria o maisromântico de todos os triângulos amorosos: Teresa ama Simão, que é amado por Mariana, e nenhum dos três chega a trocar sequer um beijo. Teresa e Simão se correspondem com apaixonadas cartas e Marianaauxilia a felicidade de seu amado sem sentir ciúmes ou ódio por Teresa.

É importante notar também a influencia de Romeu e Julieta, com famílias rivais, um pretendente escolhido pelo pai da moça que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amor de Perdição
  • Análise do livro: amor de perdição
  • livro amor de perdiçao de camilo castelo branco
  • Romantismo em portugal, camilo castelo branco, amor e perdição
  • Teresa e mariana: a dualidade romântica em "amor de perdição" de camilo castelo branco
  • Livro: Amor de Perdição-Camilo Castelo \brsnco
  • Análise da obra: amor de salvação de camilo castelo branco
  • A Figura Feminina Na Obra “Amor De Perdição” De Camilo Castelo Branco; Contrapondo As Personagens Teresa De...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!